A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil é sede, desde segunda-feira, do Primeiro Fórum Ambiental de Recursos Hídricos, que comemora nesta quarta-feira (24/11), o Dia Nacional do Rio, com palestras, pit-stop para distribuição de material educativo e visitas em alguns mananciais da capital. O evento que tem como objetivo conscientizar a população da importância do uso inadequado dos recursos hídricos do Estado, terá quatro dias de duração com atividades diferentes para toda a sociedade portovelhense.
De acordo com o coordenador do meio ambiente da Sedam, José Trajano dos Santos, a preocupação em divulgar o Dia do Rio, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a preservação das nascentes e matas ciliares. “Queremos não somente esclarecer sobre a problemática da água, mas também conscientizar as pessoas da importância da preservação, de como saber usar”, esclareceu Trajano.
“Nosso publico são os estudantes, tanto de faculdades como das escolas da nossa capital”, acrescenta a coordenadora do evento, Vivian Helena, destacando que eles tem participado maciçamente do evento. “Trouxemos alunos de varias entidades, tanto do ensino superior quanto do ensino médio, os jovens são as melhores ferramentas de divulgação para preservação do meio ambiente”, disse Vivian.
A professora-doutora da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Jussara Cabral encerrou as palestras na tarde desta terça-feira, com o tema: ‘Vazões Ecológicas e Remanescentes em Rios Alterados por Barragens’, esclarecendo sobre o novo ordenamento jurídico dos recursos hídricos e ambientais que precisam ser implementados com apoio de todas as áreas da sociedade. “A sociedade precisa participar, saber que a legislação permite e ensina como deve ser feita a utilização desses recursos”, finalizou Jussara Cabral.
O presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, considera o evento da maior importância para ampliar a consciência da população sobre a importância do uso racional da água, assim como de outros recursos naturais.