Acadêmicos do Curso de Turismo da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, começaram a participar de uma capacitação para auxiliarem no levantamento das ofertas turísticas de Guajará-Mirim, primeira etapa para a elaboração de um plano para o desenv
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Acadêmicos do Curso de Turismo da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, começaram a participar de uma capacitação para auxiliarem no levantamento das ofertas turísticas de Guajará-Mirim, primeira etapa para a elaboração de um plano para o desenvolvimento turístico do Município.
A capacitação começou nesta quarta-feira (17), aplicada pelo turismólogo Diego Orsini, da Secretaria Municipal de Guajará-Mirim. “Essa capacitação visa o levantamento da oferta turística do município, que é realizado em cima de uma metodologia do Ministério do Turismo. Estou aqui para ensinar essa metodologia aos alunos do Curso de Turismo para que, posteriormente, eles possam ir a campo fazer esse levantamento”, explicou Diego Orsini, que é especialista em Planejamento de Ecoturismo.
O levantamento será realizado pelos acadêmicos do Curso de Turismo já a partir da próxima semana, com base em um convênio de parceria assinado entre a FIMCA e a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim.
“Os alunos irão se deslocar até a cidade de Guajará-Mirim na noite de sexta-feira (19), e vão permanecer uma semana realizando o levantamento. O trabalho é intenso e importante, porque o inventário subsidia o processo de planejamento. O turismo é uma atividade extremamente sistêmica. Não adianta o município ter um atrativo se o turista não tem onde ficar hospedado. Não adianta ter o atrativo e onde hospedar o turista se não tem como chegar ao local. O plano é para fazer todo esse sistema funcionar com perfeição. E o inventário é a primeira etapa desse processo”, detalhou o turismólogo.
Para o acadêmico Jone Alison Felipe da Silva, do 5º período, “esse trabalho é um desafio muito importante para a turma, pois vai nos possibilitar a oportunidade de aplicar na prática os conteúdos teóricos que nós aprendemos aqui. E o mais significativo de tudo isso é que vamos estar em campo, colaborando na elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo de Guajará-Mirim, o que para nós, futuros gestores da área turística, é uma honra”, afirmou.
A atividade é acompanhada de perto pelo coordenador do Curso de Turismo, professor José Marques. “Tenho certeza que Guajará-Mirim e os acadêmicos vão sair enriquecidos com essa parceria. Trata-se de uma região de muita beleza natural e um rico patrimônio histórico-cultural. Nossos alunos vão resgatar a memória do município, no que diz respeito à arte, cultura, festas religiosas, arquitetura e patrimônio natural e, ao mesmo tempo, criar condições para que a comunidade se prepare para enfrentar o crescimento da atividade turística no município com responsabilidade social”, finalizou o coordenador.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!