Teve início esta terça-feira (16), em Porto Velho, a 2ª Semana do Empreendedor Individual, que vai até o próximo sábado (20). A operação acontece simultaneamente também nos municípios de Guajará-Mirim, Vilhena, Rolim de Moura, Ouro Preto do Oeste, Buritis e Cerejeiras.
Em várias cidades, além das tendas, há ainda pontos de atendimento, além de ‘formiguinhas’ distribuindo panfletos e falando da importância do Empreendedor Individual.
Em cada um dessas localidades o Sebrae, juntamente com instituições parceiras, montou tendas em que facilita a realização de atividades econômicas. A iniciativa acontece em todo o país face o sucesso obtido na primeira empreitada, de 18 a 23 de outubro.
Na capital Porto Velho, foram montadas três tendas para a formalização empreendedora: uma na praça Jonathas Pedrosa, no antigo centro comercial; a segunda, no Posto de Combustíveis Cuniã, à avenida Jatuarana com Geraldo Siqueira (Jardim Eldorado) e a terceira à rua José Amador dos Reis, em frente à igreja de São Tiago Maior, no bairro JK, zona leste da cidade.
O primeiro registro no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) efetivado na praça Jonathas Pedrosa saiu para a senhora Raimunda Nonata Ramos. Valdemir Silva Maia, seu marido, que a ajuda na atividade, ocupa o emprego por ela gerado como empreendedora individual.
Ela diz que “trabalhamos juntos desde o começo, há 10 anos. Eu engravidei e passei a tomar conta dos filhos pequenos. Quando pude, tive de tocar por conta porque não tinha como ser empregada e cuidar da família, vendendo de porta em porta”. Nonata diz que o plano do casal é abrir um estabelecimento em frente a sua residência, aproveitando que a prefeitura asfaltou há quatro meses a rua onde moram, no bairro Tucumanzal, região sul de Porto Velho.
Durante a 1ª Semana do Empreendedor Individual, foram formalizados 697 empreendedores: 271 em Porto Velho, 91 em Ariquemes, 111 em Jaru, 101 em Ji-Paraná e outros 123 em Cacoal, entre os quase 1.120 atendimentos no quadro geral.
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800