Agenda Rondônia 2020: ações para desenvolvimento de Rondônia

Agenda Rondônia 2020: ações para desenvolvimento de Rondônia

Agenda Rondônia 2020: ações para desenvolvimento de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A proposta do Sistema FIERO foi divulgada aos empresários e à imprensa, durante a FEIRON INTERNACIONAL 2010, na sede da Casa da indústria, em Porto Velho e se baseia no conjunto de ações que vai dotar Rondônia da infraestrutura necessária para o crescimento do Estado na próxima década.  
 
Para a elaboração da Agenda Rondônia 2020, explicou o presidente do Sistema FIERO, Denis Baú, houve a preocupação de reunir, sobretudo, as percepções e expectativas de investimentos do setor produtivo, identificando as grandes obras estruturantes que vão consolidar o Estado como uma das economias mais atrativas da América do Sul. Ele também citou que as perspectivas de progresso ganham ainda mais força com os diversos modais para o transporte da produção e que, igualmente, estão a favor do Estado. “A Agenda está sendo lançada no momento em que são concluídas as obras da Saída para o Pacífico, novo corredor de integração entre Rondônia e países andinos. Um sonho de 18 anos, idealizado pelo ex-presidente do Sistema FIERO, Miguel de Souza”, destacou o presidente do Sistema FIERO. 
 
Na ocasião, autoridades políticas, a classe empresarial, representantes de órgãos públicos estaduais e federais, analisaram e definiram os modais de transporte de carga, conforme a viabilidade logística regional. A preocupação do Sistema FIERO em classificar os modais de transporte norteou a discussão que envolveu também a apresentação da 2ª fase do Projeto Norte Competitivo pela consultoria contratada pela FIERO e Confederação Nacional da Indústria (CNI), material exposto que resumiu o mapeamento da cadeia produtiva e a infraestrutura do transporte de cargas que favorece a competitividade internacional.
 
Um dos projetos que consta na Agenda Rondônia 2020 é a Hidrovia do Madeira. Conforme a explanação do superintendente do Sistema FIERO, Gilberto Baptista, a Hidrovia está entre os quatro projetos mais rentáveis da região amazônica como modal funcional e de baixo custo que projeta o desenvolvimento para o estado. A partir de então, sugere-se o aumento da participação de modais mais baratos, visto que o hidroviário surge como alternativa eficaz e equivale a 20% do custo do rodoviário. Este último ainda domina, com 67¨% do volume do transporte, o grande eixo de movimentação de cargas no Brasil, é o mais caro, ficando atrás apenas do aéreo.
 
Segundo Baú, a Hidrovia do Madeira terá importância ainda mais estratégica e audaciosa, com a construção das eclusas do complexo energético do Rio Madeira, que possibilitará um corredor bimodal do Caribe ao Rio da Prata. Durante a discussâo acerca do tema, foi apontada a melhor utilização da Hidrovia e a necessidade da construção do novo terminal portuário em Porto Velho.
 
Também estão na pauta da nova proposta do Sistema FIERO, a construção das Ferrovias Ferronorte e Leste Oeste, a restauração completa da BR-319 (Saída para Atlântico), a conclusão da ponte sobre o Rio Madeira (BR-364), as construções das pontes sobre os Rios Abunã (BR-364) e Mamoré (Guajará-Mirim). As obras representam saídas eficientes ao transporte de cargas.
 
A iniciativa do Sistema FIERO, concluiu Denis Baú, sinaliza a contribuição para a identificar as alternativas logísticas eficazes ao fortalecimento da indústria rondoniense e o comprometimento do setor produtivo para fazer de Rondônia um Estado ainda mais competitivo, já consolidado como a nova fronteira do progresso.
 
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS