O Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo do Estado de Rondônia – Sindler, promove no próximo dia 26 de novembro (última sexta-feira do mês), a I Conferência Estadual dos Servidores do Poder Legislativo do Estado de Rondônia, quando pretende além de reunir propostas a serem apresentadas a atual e a futura Mesa Diretora da Assembléia Legislativa – ALE, no tocante a situação funcional desta categoria, também aproveitar o evento para o desenvolvimento de ações que visem o aprimoramento de seus integrantes.
A conferência não é restritiva aos servidores sindicalizados, e podem participar com direito a voz e voto todos os servidores ativos e inativos, efetivos ou comissionados da Assembléia Legislativa.
A coordenação geral da I Conferência Estadual dos Servidores do Poder Legislativo do Estado de Rondônia estará a cargo de uma comissão especial formada pelos membros da diretoria do Sindler: Walter Martins de Melo Junior – secretário de Formação Sindical; Soniver Magalhães – secretário de Políticas Sociais; e Ana Jóia Souto de Araújo – 1ª secretária.
Os servidores interessados em apresentar moções (reivindicações - moções a serem apresentadas, analisadas e deliberadas pela plenária da conferência), devem apresentar por escrito suas sugestões, devidamente identificadas com nome, cadastro, cargo e lotação junto à 1ª Secretaria na sede do Sindler até dia 19 de novembro. Por ocasião da apresentação da proposta na conferência, não será declarado o nome do proponente
De acordo com a presidenta do Sindler, Jezeni Gomes da Silva Brito Lima, será um evento histórico para a categoria e todo um dia direcionado exclusivamente aos servidores da Assembléia Legislativa. Ele defendeu a necessidade importantíssima da participação dos atuais deputados (eleitos ou não), bem como dos futuros deputados neste evento, para se dirimir dúvidas, e ouvir as reivindicações desta categoria funcional.
Na programação ainda falta alguns ajustes. Após a abertura solene às 8h30min, será dado início a série de palestras, iniciando com o tema referente ao Assédio Moral em ambiente do trabalho (privado e público) e educacional (escolar e acadêmico). As 10h20min se encerram o período das palestras. Os trabalhos reiniciam às 10h30min com a apresentação, discussão e votação das moções. Estas moções devem ser apresentadas antecipadamente, avaliadas preliminarmente por membros da Diretoria e só então serão encaminhadas a Plenária. Este é o tradicional horário do “pinga-fogo”. Deve ser estabelecido apenas 1 minuto para discussão, por ordem de inscrição. As 11 h30min terá início à parte solene de encerramento da conferência, com prestação de contas da diretoria, e homenagens. O evento se encerra com um almoço a todos os conferencistas.