As quatro novas ambulâncias entregues ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu, pelo prefeito Roberto Sobrinho, já estão em funcionamento e atendendo as solicitações de urgência na capital. As viaturas adquiridas através dos recursos do Ministério da Saúde e repassadas à prefeitura, somam às outras cinco ambulâncias do Samu que iniciaram atendimento de urgência há cinco anos, sendo que quatro delas realizavam atendimentos básicos e uma o atendimento intensivo.
Segundo o diretor do Samu, Dr. Marcos Berti, as novas unidades permitirão muito mais melhorias na qualidade dos serviços de saúde prestados à população. “Houve um aumento populacional considerável no último ano e a prefeitura de Porto Velho que tem o compromisso com esta prestação de serviço, vem acompanhando esses números e garantindo que os portovelhenses tenham o atendimento necessário. Ainda de acordo com Berti, o Samu atende em média 50 a 60 ocorrências diariamente. “E esses números chegam a dobrar no final de semana”, completou.
O diretor ressalta que o Samu presta um serviço de excelência no município, com profissionais plenamente qualificados para o atendimento de emergência. Recentemente todos os profissionais do Samu, participaram de um curso de especialização em “Atendimento Avançado de Traumas” voltado para atendimento ao paciente traumatizado, fato muito comum nos serviços prestados nas Policlínicas da rede municipal e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.