O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), da Prefeitura de Porto Velho, participou nesta sexta-feira, 29, de uma simulação de acidente aéreo no aeroporto Jorge Teixeira, promovida pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infra
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), da Prefeitura de Porto Velho, participou nesta sexta-feira, 29, de uma simulação de acidente aéreo no aeroporto Jorge Teixeira, promovida pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Também participaram do treinamento, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, a equipe do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE) da Infraero, o Exército e a Aeronáutica.
A simulação é um instrumento de integração entre os órgãos que participam do evento e também uma oportunidade de praticar as ações de tempo-resposta em um acidente aéreo, resgate em um evento envolvendo pessoas, montagem da cena de socorro e realização de triagem para o atendimento às vítimas.
O treinamento tem como objetivo habilitar os voluntários do CVE que participam da simulação, para saberem como agir em uma situação de emergência como essa. Serve também para identificar os pontos que podem ser melhorados durante a realização do treinamento com o intuito de buscar a otimização e a qualificação no atendimento às ocorrências dessa natureza. “Esse é um treinamento anual realizado pela Infraero e já faz alguns anos que o Samu participa do simulado prestando essa capacitação. Esse é um serviço muito importante porque muitas das vezes, a vida das vítimas depende do tempo de resposta no primeiro atendimento e no resgate, principalmente as vítimas mais graves”, afirmou o diretor do Samu/Porto Velho.
No treinamento foi simulada uma queda de uma aeronave com vítimas, incêndio e resgate em ambulâncias disponibilizadas pelo Corpo de Bombeiro, Samu 192 e Infraero. Também foram usados um ônibus da Aeronáutica e um caminhão do Exército no transportes dos militares que atuaram como voluntários no resgate.
Durante as atividades, os participantes foram capacitados a prestar socorro a vítimas de queda de aeronave, entre outros acidentes dessa natureza. Entre vítimas e socorristas mais de 100 pessoas participaram do treinamento, que fez parte do curso de formação ministrado paras os voluntários que integram o CVE do aeroporto Jorge Teixeira. A oficina, que contou com a participação de mais de 150 voluntários, iniciou na última segunda-feira, 26, e encerrou nesta sexta.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!