FIMCA e METROPOLITANA: sucesso do Dia da Responsabilidade Social
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho e a Faculdade METROPOLITANA promoveram no último sábado, dia 25, o Dia Nacional da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular – FIMCA PORTAS ABERTAS À COMUNIDADE. Coordenadores, professores e acadêmicos, se mobilizaram para levar ao público uma série de atividades e serviços nas áreas de saúde, educação, alimentação, lazer, cultura e cidadania, no anfiteatro da Instituição.
Criado pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior), o evento é realizado por instituições particulares em todo o Brasil. De acordo com a coordenadora do NAIA - Núcleo de Acompanhamento e Integração Acadêmica, Sirlei Lourdes Oliva Grudzin, há anos FIMCA a participa desta mobilização. “Neste evento recebemos centenas de pessoas dos bairros próximos e alunos da rede pública e municipal”
O vice-diretor da METROPOLITANA, Gilmar do Nascimento, destacou que a comunidade já participa ativamente de outras atividades oferecidas pela FIMCA E METROPOLITANA. “Todos os eventos fazem parte dos projetos de extensão das duas instituições que trazem a prática acadêmica para os estudantes e geram integração com a sociedade”, disse.
Em busca de saúde a comunidade compareceu em massa para se beneficiar dos serviços oferecidos pelo curso de Medicina. Sob a coordenação do médico Dr. Joffre Rezende Neto, acadêmicos do curso disponibilizaram atendimento na área de clínica geral e ginecologia. “O paciente é consultado e encaminhado a rede pública para dar continuidade ao tratamento”, frisou o médico.
Os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, sob a coordenação do professor Walter Cartaxo, participaram da vacinação anti-rábica vacinando cães e gatos, além de armarem um stand com exposição de animais empalhados, medicamentos veterinários e orientação quanto a saúde dos animais.
Neste ano, estudantes de biomedicina realizaram exames de glicemia e teste de gravidez. Os acadêmicos do 4º e 5º período de Enfermagem atenderam ao público com aferição da pressão arterial. Sob orientação da professora Roberta e coordenação da professora Katiúcia os estudantes de Nutrição orientaram os pais de crianças menores de dois anos de idade com distribuição de panfletos com o tema: 10 Passos de uma alimentação saudável e dicas receitas de papas salgadas.
Ao mesmo tempo, no Centro de Reabilitação da FIMCA, sob orientação da professora Fabiana S. de Souza, fisioterapeuta responsável pelo estágio em Neuropediatria da FIMCA, estudantes de Fisioterapia realizaram o Circuito Psicomotor em crianças de 4 a 10 anos. “É um aprendizado motor organizado e integrado na aquisição do equilíbrio dinâmico, coordenação motora, noção espacial e esquemia corporal”, disse.
Os acadêmicos dos cursos de Gestão Comercial, Gestão Hospitalar e Administração, sob a coordenação do professor Ednei Souza, orientaram os visitantes quanto às informações essenciais na elaboração de um curricullum e realizaram uma pesquisa junto a comunidade sobre o comportamento na hora de uma entrevista de trabalho.
O stand da turma de Psicologia, coordenado pela professora Socorro Magalhães e supervisionada pela professora Cynthia Zulian, ajudaram os acadêmicos na divulgação do curso através de exposição de slides que retratavam os eventos significativos dos quais os acadêmicos já participaram, tais como a Semana da Psicologia, projetos de área da personalidade, psicologia social, entre outros assuntos.
A comunidade pode degustar sucos acompanhados de biscoitos, torradas e pães com queijos, pastas e doces, tudo preparado especialmente para o evento pelos acadêmicos de gastronomia.
Um dos stands mais visitados do evento foi o dos acadêmicos de Odontologia da FIMCA, sob coordenação da professora Karina Gerhardt Silva Bianco e orientação das professoras Maria Fernanda Bigela, Dulcinéia Capelasso e pelos professores João Vicente de Barros, Bras Durso e Elisson Dias. O cantinho da escovação recebeu dezenas de crianças durante toda manhã. Lá os acadêmicos davam orientação sobre a maneira correta de escovação, aplicação de flúor, além da entrega de kits de escovação. Ao mesmo tempo o teatro de bonecos chamou a atenção da criançada. Nas clínicas de odontologia da Instituição, jovens e adultos receberam atendimento realizando exames de prevenção de câncer bucal.
Coordenados pela professora Andrea Lacerda Bitencourt, o stand do Curso de Agronomia reuniu acadêmicos do 4º período, que distribuíram mudas de plantas e apresentaram coleções de insetos. Durante a exposição os acadêmicos ressaltaram a importância dos insetos para o processo de polinização das plantas, aumentando assim a produção de frutos.
Conforme a professora Andrea, durante a exposição, os acadêmicos explicaram ao público presente os problemas acarretados pelo desequilíbrio. “Quando a população de insetos numa região se encontra em desequilíbrio eles podem atacar culturas e causar grandes perdas para a agricultura. Cabe ao agrônomo, como responsável técnico, fazer o controle dos insetos numa determinada plantação a partir do uso racional de inseticidas ou do controle biológico”, explicou.
Duas cobra gibóias despertaram o interesse de quem passava pelo stand dos acadêmicos do 5º período do curso de Ciências Biologicas. O medo e a coragem dividiam o público que queria ver de perto as cobras levadas pelo biólogo Antonio Wanzeller Jr, egresso do curso de Ciências Biológicas da FIMCA. “Por onde passo com elas gera tumulto, uns tem medo, outros se encorajam e até tiram fotos com elas. São domesticadas e não oferecem nenhum risco”, garantiu o biólogo.
Para a Coordenadora do curso, a professora Vania Sarubo, é muito importante o contato dos acadêmicos com a comunidade porque estimula a atividade científica. “Em breve esses acadêmicos serão professores e estarão atuando nas escolas. É uma forma de promovermos a sensibilização de todos para a importância dos animais na natureza e a importância do meio ambiente para o homem”.
Enquanto os pais estavam nos atendimentos odontológicos, médicos e fisioterapêuticos, ou faziam exames de sangue, vacinavam seus animais, recebiam orientações de assistência social, psicológica, ou ainda pegavam mudas de plantas regionais, os acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Letras e Educação Física atendiam as crianças e adolescentes com brincadeiras, teatro de fantoches, histórias infantis, jogos de xadrez, futebol, cama elástica, amarelinha, pinturas, desenhos, balões, e atividades físicas que mantiveram todos num clima de alegria e segurança. Entusiasmo e satisfação contagiaram as crianças ao participarem das atividades, verem e ouvirem as histórias contadas.
As Faculdade FIMCA e Metropolitana agradecem aos acadêmicos, coordenadores e professores dos respectivos cursos, e a todos os envolvidos direta e indiretamente, que contribuíram para o sucesso do Dia da Responsabilidade Social nas instituições, em especial a coordenadora do NAIA, professora Sirlei Oliva, pela condução dos trabalhos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!