Desde as primeiras horas de hoje (2), a movimentação nas dependências do TRE é grande. Nessa reta final, “rumo às eleições” as últimas etapas de preparação das eleições são tomadas.
Cartórios
Os Cartórios de todo o Estado estão mobilizados para os últimos ajustes na preparação das eleições de amanhã.
Como exemplo das muitas atividades realizadas podemos citar a 1ª Zona Eleitoral de Guajará-Mirim. Às 13h e 30min de hoje, as urnas eletrônicas destinadas às aldeias indígenas de Rio Negro Ocaia e Santo André partiram de Guajará transportadas por uma aeronave da Aeronáutica. O tempo de vôo foi de uma hora e as urnas, que atenderão 555 eleitores das duas aldeias, foram instaladas com sucesso. Quanto às urnas destinadas ao Distrito de Surpresa, que fica a 6 horas de barco pelo Rio Guaporé e tem 600 eleitores aptos a votar, partiram de voadeira levando mesários e policiais federais.
Em Costa Marques o transporte do material para o Distrito de Pedras Negras sairá na madrugada de amanhã, na mesma aeronave.
Votação Paralela
Em cerimônia realizada às 9 horas no sábado (2), no auditório do TRE, foram sorteadas duas urnas eletrônicas para serem auditadas. A primeira urna pertencente à seção 21, do Centro de Ensino Supletivo da 07ª Zona Eleitoral de Ariquemes foi trazida de carro por um escolta da Polícia Rodoviária Federal. A segunda urna estava preparada para funcionar na seção 34 da 20ª Zona Eleitoral, no colégio Rio Branco.
Os trabalhos da auditoria serão executados por uma Comissão Presidida pelo Dr. José Robles e acompanhados por uma equipe de auditores externos, contratados pelo TSE.
A votação paralela é uma sistemática simples de auditoria das urnas eletrônicas e tem como objetivo comprovar o correto funcionamento dos seus programas. O procedimento da Votação Paralela, como o próprio nome já incita, consiste, basicamente, na inserção de votos em duas urnas previamente sorteadas, uma da capital e outra do interior. As cédulas com os votos foram preenchidas por alunos do colégio Major Guapindaia, no dia 30/09.
Cerimônia de oficialização do sistema apurador
Sob a presidência do Desembargador Rowilson Teixeira, às 16horas de hoje, deu-se início à cerimônia de oficialização do Sistema de Totalização das Eleições 2010 no Estado de Rondônia. Compareceram à solenidade o Juiz João Adalberto Castro Alves, Desembargadora Presidente Zelite Andrade Carneiro, Procurador Regional Eleitoral Heitor Alves Soares, Diretora-Geral do TRE/RO Elizeth Afonso de Mesquita, e outros Secretários, Coordenadores e Chefes de Seção do TRE. Embora devidamente intimados, os representantes partidários não compareceram.
Após abrir o envelope, contendo senha própria fornecida pelo TSE, o Presidente da Comissão Apuradora deu início ao procedimento de oficialização do sistema mediante a digitação da referida senha. Oficializado o sistema, foi emitido o relatório de zerésima, no qual constam todos os dados dos candidatos concorrentes nas eleições de 2010, bem como a indicação da inexistência de votos aos candidatos. Logo em seguida, o relatório de zerésima foi rubricado pelos presentes.
Imprensa
Cinco equipes de TV, seis de Rádio, 14 Sites e 3 Jornais Impressos farão a cobertura ao vivo das eleições no interior do prédio do Tribunal Eleitoral de Rondônia. Ao longo desta semana, as emissoras se prepararam para transmitir esse grande evento da Democracia. Mais de 130 profissionais da imprensa rondoniense estão credenciados para cobrir as eleições nas dependências do TRE-RO.