Maternidade municipal trabalha para reduzir mortalidade infantil na capital

Maternidade municipal trabalha para reduzir mortalidade infantil na capital

Maternidade municipal trabalha para reduzir mortalidade infantil na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Desde a sua inauguração em 2006, a Maternidade Municipal Mãe Esperança (MMME), vem se destacando em Porto Velho, no estado de Rondônia e recentemente no Brasil, por seus resultados positivos com relação ao sucesso dos nascimentos registrados. Este trabalho não é apenas com relação às crianças nascidas com vida, mas também à redução da mortalidade infantil. Estes resultados são frutos de ações conjuntas com a prefeitura de Porto Velho e a secretaria municipal de saúde (Semusa). A MMME está sempre atualizada com as medidas adotadas mundialmente para a busca da melhoria e qualidade de vida, tanto dos nascituros quanto das mães, das famílias, onde todos são chamados e envolvidos em ações diversas com o mesmo objetivo, que é o progresso global.
 
No ano de 2000, foi aprovada na Conferência do Milênio realizada em Nova Iorque, a Declaração do Milênio das Nações Unidas. “A declaração é um documento histórico para o novo século, pois reflete as preocupações de 147 chefes de Estado e de Governo e de 191 países. No encontro foram traçados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o de número 4 tem a missão de reduzir a mortalidade infantil e é justamente neste ponto que estamos trabalhando com o total apoio do prefeito Roberto Sobrinho”, explicou a Dra. Ida Peréa, diretora da MMME.
 
Ao todo são oito objetivos para ajudar a mudar o mundo, sendo: 
 
1. Acabar com a fome e a miséria;
2. Educação de qualidade para todos;
3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde das gestantes;
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças;
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e
8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
 
O Terceiro Relatório
 
O Grupo de Desenvolvimento da ONU produz anualmente relatórios especiais sobre o progresso global e os mais abrangentes a cada cinco anos. Esses relatórios fazem lembrar ao mundo que as coisas estão funcionando e indicam quais áreas precisam de melhoramentos. O grupo também ajuda cada um dos países a produzir regularmente seu documentário acerca dos ODM. Segundo estes dados contidos no terceiro relatório, Rondônia em relação ao objetivo 4, está na 22ª posição, contrapondo com Minas Gerais que é o Estado que mais avançou neste objetivo.
 
A Dra. Ida Peréa, destaca o reconhecimento nacional da instituição, “recentemente a Maternidade Municipal Mãe Esperança, conquistou o título de Hospital Amigo da Criança. Este reconhecimento, segundo a avaliação do Ministério da Saúde, é pelo fato da maternidade já estar efetivamente contribuindo para a redução da mortalidade infantil em Rondônia e nós esperamos que outros hospitais e maternidades, assumam o mesmo compromisso para sair da vergonhosa posição de lanterninha no próximo relatório nacional. Queremos estar no lugar de Minas Gerais, sendo o Estado com melhor desempenho no período”, disse.
 
A taxa de mortalidade em menores de 5 anos está caindo no Brasil, segundo dados do MS/Datasus. O objetivo é reduzir em dois terços este número até 2015. (veja info gráfico).
 
 
 
 
 
Objetivo 4 do milênio e IHAC
 
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança tem como meta reduzir a mortalidade infantil, e o título de Hospital Amigo da Criança é conferido justamente àqueles hospitais e maternidades que cumprem todos os passos propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para o alcance desse objetivo. O principal deles é o incentivo incondicional ao aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida. Em setembro deste ano, a MMME foi reconhecida pelo MS como um Hospital Amigo da Criança. O reconhecimento foi devido ao trabalho realizado e os resultados alcançados em prol do aleitamento materno. O trabalho é fruto das atividades realizadas pela secretaria municipal de saúde (Semusa) e pela MMME. A referência para o reconhecimento da Maternidade neste trabalho com o aleitamento materno, foi em decorrência da Avaliação Global da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). “Para que uma criança seja alimentada exclusivamente no peito por este período é necessário que toda equipe da maternidade seja treinada, e a da MMME está para ajudar as mães, avós, tios, tias, amigas a compreender a importância do aleitamento. Além deste aspecto, também é avaliado se a presença do pai é permitida e incentivada durante todo o período que a mãe e a criança ficam internadas, se o registro de nascimento é realizado dentro da própria instituição como acontece na MMME, se as vacinas preconizadas são administradas e principalmente o papel dos técnicos do MS, que fazem avaliação através de entrevistas com colaboradores sorteados, e se todas as pessoas que trabalham na instituição estão treinadas e capacitadas para desenvolver todas as ações propostas pela OMS”, explicou a diretora.
           
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS