TCE faz auditoria ambiental em Vilhena

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), através do Departamento de Controle Ambiental (DCA), com o apoio da Secretaria Regional de Controle Externo, realiza, em Vilhena, uma auditoria ambiental. Durante o trabalho são averiguadas diversas ações da Pref

TCE faz auditoria ambiental em Vilhena

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), através do Departamento de Controle Ambiental (DCA), com o apoio da Secretaria Regional de Controle Externo, realiza, em Vilhena, uma auditoria ambiental. Durante o trabalho são averiguadas diversas ações da Prefeitura, referentes à questão da preservação do meio ambiente.

O diretor do DCA, Manoel Neto, explica que, na auditoria ambiental, são realizadas abordagens temáticas junto à Prefeitura, a fim de verificar desde o nível hierárquico de responsabilidade até os investimentos ecológicos feitos em meios de produção e a consciência das responsabilidades ecológicas.

Ainda segundo ele, são verificados aspectos da gestão ambiental, que envolve a secretaria municipal responsável pela área e o setor de águas e esgotos, bem como a ação ou omissão do poder público no controle às Empresas Potencialmente Poluidoras (EPPs), para que, durante o processo produtivo, estas organizações não causem danos ao meio ambiente.
"Para realizar esse trabalho, durante a auditoria a equipe do DCA visita e inspeciona hospitais, o depósito de lixo do município, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e as empresas consideradas potencialmente poluidoras, como frigoríficos e mineradoras", explica Neto.
LIXO, ÁGUA E ESGOTO
Na questão do lixo, os técnicos do DCA averiguam a localização geográfica do depósito de dejetos e se a Prefeitura está se adequando às normas da "Lei do Lixo", recém-sancionada pela Presidência da Republica, bem como os procedimentos adotados pelo poder público e o cuidado ao despejar os resíduos coletados na cidade. Também será inspecionado o incinerador para onde é encaminhado o lixo hospitalar.
No SAAE, os técnicos ainda coletam informações sobre os registros do quantitativo populacional, o número de pessoas atendidas pela autarquia, o funcionamento da estação de tratamento de água e esgoto.
Ao final do trabalho, iniciado no último dia 16 e que prossegue até a próxima quarta-feira (22), será consolidado um relatório, com todos os pontos levantados na auditoria ambiental e as recomendações necessárias para a correção de possíveis falhas anotadas. Esse documento será entregue ao relator do município, conselheiro Francisco Carvalho da Silva.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS