Respeito ao meio ambiente e ao próximo são alguns pontos importantes da aplicação da cidadania na sociedade. Para isso, é preciso estar atento às normas de conduta e legislação. Exemplo do desrespeito que convivemos são as queimadas, pois o ato influencia na vida de toda a comunidade e contribui para problemas respiratórios em adultos e crianças, principalmente no período do verão amazônico, marcado pela falta de chuvas.
Mas esta é apenas uma das obrigações que as pessoas têm para com a sociedade. Quais outras são necessárias no convívio e importantes para formação de um bom profissional para o mercado de trabalho?
Esse é um dos temas abordados nas aulas de Educação para Cidadania no módulo básico do curso profissionalizante do Supera Brasil. O conteúdo programático é dividido em cinco partes:
Módulo I: Inclusão Digital
Módulo II: Valores Humanos, ética e cidadania
Módulo III: Educação Ambiental, Marketing, Higiene Pessoal, Promoção da qualidade de vida.
Módulo IV: Noções de Direitos Trabalhistas, Formação de cooperativas, Prevenção de acidentes de trabalho.
Módulo V: Estímulo e apoio à elevação da escolaridade.
Para Helena Goes, coordenadora do Supera Brasil, o desafio acontece de forma tranqüila em virtude da parceria com o Governo do Estado. “Através da Secretaria de Estado de Assistência Social, a SEAS, nós desenvolvemos um excelente relacionamento, não somente nas orientações, no que diz respeito à legalidade na execução deste projeto, mas também na parte de toda documentação”, explica ela.
Os cursos de capacitação do Supera Brasil cresceram. Em 2010 são cinco profissionalizantes: Montagem e manutenção de micro-computador, Varejo Escola,
Farmácia Escola, Rotinas Administrativas e Operador de Supermercado.
Todos os cursos seguem paralelamente com o módulo básico de educação para cidadania, que acontece aos sábados à tarde com os alunos da capacitação, uma forma de integrar as linhas de trabalho no programa social.
Na primeira aula a apresentação de cada um foi trabalhada com dinâmica de grupo, uma das atividades para vencer o medo de falar em público. A ação abordou aspectos de como entregar um currículo e como responder as perguntas da entrevista de emprego, dúvidas que muitos jovens encontram ao buscar a colocação no mercado.
Para o professor Francisco Tavares, além do conhecimento que os estudantes estão adquirindo no curso, eles precisam ter sempre um objetivo. “Traçar metas é uma forma de vencer na vida, mas também é preciso estar atento às oportunidades, pois o mercado e os concorrentes não esperam”, frisa o educador.
Uma das novidades dos cursos de capacitação do Supera Brasil é a localização das aulas. Elas estão divididas em seis pólos diferentes:
- Pólo Sede do Supera Brasil Cursos de: Montagem e Manutenção de Computadores e Farmácia Escola.
- Pólo Zona Sul Cursos de: Varejo Escola, Rotinas Administrativas e Operador de Supermercado.
- Pólo Zona Leste – São Tiago Maior Cursos de: Rotinas Administrativas e Varejo Escola.
- Pólo Zona Leste - Madre Mazzarello Curso de: Operador de Supermercado.
- Pólo Zona Norte - São Vicente Palotti Cursos de: Rotinas Administrativas e Farmácia Escola.
- Pólo Candeias do Jamari Cursos de: Varejo Escola e Operador de Supermercado.
O programa atende pessoas entre 16 e 30 anos, que estejam cursando o ensino médio ou já tenham concluído em escola pública, e que sejam cadastradas no CAD único ou CRAS, programas sociais governamentais.
O processo de seleção já está terminando, mas para quem não se inscreveu, ainda dá tempo. O Supera Brasil está localizado na Rua Jacy Paraná, 3616 – Nova Porto Velho. Telefone: 3225-9385. Saiba mais sobre os cursos pelo site www.superabrasil.com.br.