Interação de artista local com alunos da rede pública de Porto Velho
tem por objetivo valorizar a cultura regional
A partir de setembro, alunos da rede pública em Teotônio, Novo Engenho Velho e Jacy-Paraná participam das oficinas de pintura (encontros práticos para desenvolver esta arte) do artista plástico Mikéliton, que vive em Porto Velho e vem desenvolvendo um trabalho diferenciado com o objetivo de valorizar a cultura local. Com apoio da Santo Antônio Energia, esses encontros vão propiciar o contato do pintor com os alunos, registrando o cotidiano das pessoas, especialmente dos ribeirinhos.
O programa compreende aulas de História da Arte e Introdução à Pintura que proporcionarão aos alunos a oportunidade de retratar nas telas cenas do cotidiano de acordo com seu próprio olhar. E a produção de pinturas feitas pelo próprio artista, cujo trabalho teve início em julho.
Depois de finalizadas, as telas preparadas pelo pintor e pelos alunos serão expostas em Porto Velho e, posteriormente, passarão a integrar o acervo dos Centros Comunitários dos reassentamentos de Teotônio, Novo Engenho Velho e Jacy-Paraná.
“Valorizar a cultura local, desenvolvendo um trabalho com artistas de Rondônia, é um dos nossos compromissos, pois é uma maneira interativa da comunidade reconhecer os valores da região e preservar costumes, imagens e o modo de vida que caracteriza estas comunidades”, explica a cineasta e coordenadora de Projetos Institucionais da Santo Antônio Energia, Juliana Meireles.
Em Teotônio, as oficinas começam hoje, 03/09, e vão até o dia 29/09. No Novo Engenho Velho elas acontecem de 29 de setembro a 22 de outubro, sempre as quartas e sextas-feiras. A partir de 27 de outubro a comunidade de Jacy-Paraná contará com esta ação, que termina em 19/11.