Análise de aposentadorias e pensões ganhará mais agilidade com parceria entre TCE e Iperon

Análise de aposentadorias e pensões ganhará mais agilidade com parceria entre TCE e Iperon

Análise de aposentadorias e pensões ganhará mais agilidade com parceria entre TCE e Iperon

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Contando com o apoio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado (Iperon), o Tribunal de Contas (TCE-RO) passará a utilizar programas informatizados que darão mais agilidade à análise de processos de aposentadoria, reforma e pensão oriundos do Estado.
 
O apoio foi acertado ontem (dia 1º), em reunião ocorrida no Gabinete da Presidência entre o responsável pelo setor de informática do Iperon, Sauer Rogério da Silva, o chefe de Gabinete da Presidência, Paulo Tavares, os secretários-gerais Luiz Gomes (Controle Externo) e Sílvio Bueno (Informática), e o diretor do Departamento de Controle de Atos de Pessoal (Dcap), Adriel Reis, com a coordenação do presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo. Participaram também os servidores Erick Arruda (SGI) e Maria Gleidivana (Dcap).
 
Designado especialmente pela Presidência do Iperon para o trabalho, Sauer Rogério disse que o Instituto Estadual de Previdência vem, desde 2007, investindo em inovações e aquisições na área de informática, visando se adequar às regras do Ministério da Previdência Social.
 
"O novo sistema de previdência adquirido possibilitou a alimentação da base de dados, que começou pelo Governo do Estado e já chegou ao Tribunal de Contas, ao Tribunal de Justiça e ao Ministério Público", disse, explicando que esse novo programa permite a comunicação on-line entre o Iperon e os órgãos públicos, bem como simulação de aposentadorias, com dados atuais e antigos dos servidores cadastrados.
 
Já o diretor do Dcap, Adriel Reis, explicou o funcionamento dos procedimentos internos de análise dos processos pelo TCE. Ele espera que, com o apoio do Iperon, seja possível agilizar esses procedimentos, conferindo legalidade aos atos de concessão de benefícios previdenciários, em menor tempo.
 
INTEGRAÇÃO
 
O presidente José Gomes agradeceu a Presidência do Iperon por disponibilizar o coordenador de Sistemas de Informática para, em conjunto com os técnicos do TCE, tornar o processo eletrônico de análise das aposentadorias mais rápido e eficiente. Ele destacou ainda a importância da integração entre os órgãos em busca de soluções conjuntas que permitam avançar nessa área.
 
O conselheiro presidente sugeriu que a Secretaria Geral de Informática, em conjunto com o Dcap, também entre em contato com outros Tribunais de Contas para saber quais as soluções tecnológicas que têm sido encontradas nessa área, a fim de, se possível, adotá-las à realidade da Corte. "Essa ajuda mútua é que faz com que os Tribunais de Contas evoluam e se fortaleçam", completou.
 
A legislação em vigor obriga que o TCE faça a análise da legalidade de todos os atos de concessão de aposentadoria, reforma e pensão, realizados no Estado. O mesmo se aplica aos benefícios previdenciários concedidos pelos municípios e demais órgãos sob a jurisdição da Corte.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS