ELEIÇÕES 2010 - Suspeito de espionagem fiscal contra a filha de José Serra utilizava CPF de Rondônia

Suspeito de espionagem fiscal contra a filha de José Serra utilizava CPF de Rondônia

ELEIÇÕES 2010 - Suspeito de espionagem fiscal contra a filha de José Serra utilizava CPF de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A empresária Verônica Serra, filha do candidato a presidente José Serra (PSDB), não reconhece a assinatura atribuída a ela num documento usado para quebrar seu sigilo fiscal na delegacia da Receita de Santo André (SP).
 
Segundo a Folha apurou, Verônica considerou a assinatura no documento uma cópia grosseira da sua.
 
Em entrevista na edição de hoje da Folha, a analista tributária Lúcia de Fátima Milan admitiu ter acessado a declaração de renda, mas a pedido da própria Verônica e com uma procuração registrada em cartório.
 
Ao analisar o documento, Verônica viu que não era sua a assinatura.
 
A procuração com a assinatura "falsificada" deu autoridade a Antonio Carlos Atella Ferreira para pedir a cópia das declarações de Verônica de 2008 e 2009.
 
Antonio Carlos teve quatro CPFs cancelados por multiplicidade --usados ao mesmo tempo-- nos últimos anos. Os CPFs haviam sido emitidos em estados diferentes --além de dois em São Paulo, tinha um em Rondônia e outro no Paraná.
 
Antonio Carlos também tem 27 cheques sem fundo registrados e dois protestos em cartório contra ele. De acordo com investigadores, são indícios característicos de um estelionatário.
 
Qualquer contribuinte pode exigir uma cópia da declaração e o serviço custa R$ 10.
 
Outras quatro pessoas ligadas a Serra tiveram seus sigilos violados na região, entre eles o vice-presidente do partido, Eduardo Jorge Caldas Pereira.
 
VERSÃO DA RECEITA
 
Mais cedo, a Receita confirmou que a procuração havia sido apresentada por Ferreira e a assessoria de Serra afirmou que Verônica não o conhecia.
 
A Receita diz que a procuração está assinada pela filha de Serra e autorizava Antônio Carlos Atella Ferreira ter acesso aos dados.
 
Informa ainda que somente se Verônica Serra contestar formalmente a autenticidade do documento, a Receita vai enviar a procuração para a Polícia Federal investigar se é falsa ou não.
 
Assim, segundo a assessoria do fisco, a funcionária Lúcia de Fátima Gonçalves Milan, autora da coleta dos dados fiscais de Verônica Serra, foi isentada do indiciamento porque teria comprovado que o acesso teve base legal.
 
ATO CRIMINOSO
 
Serra classificou de ato criminoso o acesso aos dados fiscais da sua filha. "Se eles fazem isso na campanha eleitoral da Dilma, imagine se ganharem a eleição", afirmou em entrevista ao "Jornal da Globo" ontem.
 
O tucano também chamou de mentirosa a informação da Receita Federal de que o acesso aos dados fiscais feito a pedido de Verônica para Lúcia de Fátima.
 
"São profissionais da mentira", disse Serra.
 
Já a candidata do PT Dilma Rousseff evitou na manhã de hoje responder a perguntas sobre o caso.
 
A candidata Marina Silva (PV) condenou o vazamento e disse que a Receita Federal vive uma situação de descontrole. Ela cobrou uma explicação pública do ministro Guido Mantega (Fazenda) sobre o assunto.
 
Hoje, o governo conseguiu derrubar na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado a convocação de Mantega prestar depoimento sobre o assunto.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS