No último dia 20 de agosto, o prefeito Roberto Sobrinho, assinou um convênio de cooperação técnica com o Sebrae, visando alavancar o comércio no Shopping Popular. Na ocasião, o prefeito ressaltou que “hoje ter conhecimento de mercado e noções básicas de planejamento são aspectos fundamentais para manter, melhorar e progredir como qualquer atividade econômica”.
Através da parceria, o Sebrae oferecerá cursos de capacitação para os empreendedores dos 222 boxes hoje ocupados no Shopping, dentre eles, vendedores, cabeleireiros, costureiros, artesãos, chaveiros, donos de lanchonetes, etc.
De acordo com Soraya Rachid, diretora do departamento de geração de renda e economia solidária da secretaria municipal de desenvolvimento socioeconômico e turismo (Semdestur), os cursos serão para as áreas de vendas, marketing, atendimento ao público e, principalmente aos turistas. “O cronograma já está sendo montado e em breve será iniciado uma maratona de capacitação para os empreendedores informais. Além disso, esses empreendedores, têm o incentivo da prefeitura para sair da informalidade, e assim garantir os direitos assegurados pela Previdência Social, como a aposentadoria, o auxílio doença e o auxílio maternidade”, destacou Soraya.
Segundo a diretora, muitos informais não conhecem os benefícios proporcionados pelo trabalho formal, como os previdenciários e o acesso ao crédito facilitado e diferenciado para investir no negócio. “Esta parceria da prefeitura com o Sebrae, busca dar oportunidade e estimular os pequenos empreendedores que atuam irregularmente para deixar a informalidade e assim constituir uma empresa legal. Hoje, os micros e pequenos empresários é que irrigam a economia e promovem o desenvolvimento de nossa cidade” acrescentou.
Ainda de acordo com Soraya Rachid, todos os camelôs serão instruídos sobre a formalização de suas empresas e de que forma essa iniciativa irá beneficiá-los. Ela explica que um processo de legalização de uma pequena empresa hoje não custa menos de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) entre taxas e autenticações de documentos. “Mas a prefeitura vai facilitar essa formalização e será cobrada apenas uma taxa simbólica para o procedimento”, completou Rachid.
Investimentos
O Shopping Popular Rio Madeira, fica localizado no cruzamento das Ruas Rogério Weber com a Rua José Alfredo, no centro. Hoje 222 boxes do total de 284, já estão ocupados. Segundo a Soraya Rachid, diretora do departamento de geração de renda e economia solidária da Semdestur, além de incentivar a formalidade, a prefeitura também vai investir na estrutura do local. “O Shopping vai ser climatizado e depois será feita uma reparação em toda a iluminação. Já foi indicada uma pessoa que cuidará da administração do Shopping, ficando responsável pela manutenção, conservação e limpeza do local. Além disso, já foi instalado dois pontos de ônibus, para as linhas que farão o entorno. Melhorias que vão beneficiar não só o pequeno empreendedor, mas toda a população e os turistas que terão conforto para suas compras, qualidade no atendimento e acessibilidade ao local”, finalizou Soraya.