Código de Defesa do Consumidor deve estar em local visível

Durante seminário realizado pelo Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil Procon, Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA) e Juizado Especial, os comerciantes e prestadores de serviços foram alertados sobre a necessidade de deixarem

Código de Defesa do Consumidor deve estar em local visível

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante seminário realizado pelo Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil Procon, Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA) e Juizado Especial, os comerciantes e prestadores de serviços foram alertados sobre a necessidade de deixarem em local visível uma cópia do Código de Defesa do Consumidor (CDC), para consulta dos clientes. A orientação teve como embasamento a lei 12.291, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mês passado – quem desrespeitar a norma pode ser multado em R$ 1.060,10.

“Queremos orientar os lojistas de Ariquemes, para que eles não venham a incidir em erros”, explica a promotora Joice Gushymota de Azevedo, que substituiu o promotor Elias Chaquian Filho, idealizador do evento. Durante o Seminário, a especialista em Direito Civil, Tereza Renata Cantanhede, explicou que o acesso ao CDC pelos consumidores pode evitar problemas futuros até mesmo para os lojistas, uma vez que o documento é o instrumento que estabelece as relações entre quem vende e quem compra. Também palestrou no evento, a advogada Andréa Cristina Nogueira, presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB.

Durante pouco mais de uma hora, a advogada esclareceu diversas dúvidas dos lojistas quanto ao CDC. Para o presidente da ACIA, Donizetti José, essa foi uma oportunidade de o lojista aprender mais sobre uma das legislações mais importantes do segmento. “Nós queremos trabalhar dentro das normas, respeitando o direito do consumidor. Um empresário capacitado terá condições de oferecer um melhor atendimento ou prestação de serviço aos seus clientes”, resume.

Também participaram do Seminário: o presidente da seccional da OAB/Ariquemes, Alex Sarkis; a juíza Márcia Masioli e o coordenador do Procon/Ariquemes José Roberto Vigato.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS