Sabão Ecológico da Amazônia é apresentado à ministra do Meio Ambiente

Sabão Ecológico da Amazônia é apresentado à ministra do Meio Ambiente

Sabão Ecológico da Amazônia é apresentado à ministra do Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Lançado no último mês de março em Porto Velho, o Sabão Ecológico da Amazônia foi apresentado na semana passada a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira.
 
A apresentação foi feita pela gerente de projetos socioambientais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Izabel Cristina da Silva, durante o 9º Festival Lixo e Cidadania - Reciclando Atitudes - que aconteceu em Belo Horizonte.
 
“Nossa que interessante! Sabão Ecológico da Amazônia” declarou a representante do governo federal ao receber de Izabel, um recipiente com a mostra do produto de limpeza, cuja principal matéria – prima é óleo de cozinha descartado, temido vilão da natureza, caso não tenham um destino ecologicamente correto.
 
O que chamou a atenção da atitude empreendedora de Rondônia no evento mineiro, não foi em si a fabricação do sabão, iniciativa já desenvolvida em outros estados, mas sim, a mobilização rondoniense para viabilizar a preservação ambiental com foco no incentivo da geração de ocupação e renda das famílias envolvidas na cadeira produtiva do produto, constituindo – se numa lição de sustentabilidade.
 
Coordenadora do projeto Meio Ambiente na Arte Cultura da Sedam, a pedagoga Izabel Cristina ministra oficinas para comunidades sobre a fabricação do sabão e busca parcerias junto ao empresariado para adquirir o material de limpeza.
 
“Já foram realizadas várias oficinas e os resultados mais positivos conseguimos na Associação das Mulheres da Vila Princesa, na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rua de Porto Velho ( Asprovel ) e na Escola Municipal São Pedro em Porto Velho”, destacou a educadora que comemora também a aceitação da ideia no mercado.
 
Projeto reduz em torno de 70% custos para empresas
 
Abandonar as compras mensais de produtos industrializados foi um passo seguro para a empresária Vanessa Lobo, que administra a franquia de depilação Depyl Action em Porto Velho, ao comprovar a qualidade, o custo-benefício e a versatilidade do sabão ecológico. Ela chegava a gastar R$ 220 por mês em produtos de limpeza.
 
Hoje, esse investimento caiu para R$ 60. “Substituímos todos os produtos de limpeza, inclusive o detergente e o sabão em pó, pelo sabão ecológico”. O caráter multiuso foi comprovado na higiene de pisos e azulejos, panos de prato e de chão. Com uma economia de mais de 70% proporcionada pelo consumo mensal de 30 litros do sabão, a empresária conseguiu outro feito: caprichar no café da manhã dos funcionários.
 
Na opinião do empresário Angelo Conti, consumidor do sabão ecológico há dois meses, o projeto privilegia o setor primário e dá apoio a toda a comunidade.  “Encurta-se o caminho entre produtor e consumidor”, define. Proprietário de um hotel em Rondônia, Angelo também utiliza o produto no negócio e dispensa o uso de químicos na limpeza de pisos. “O sabão ecológico possui três características indispensáveis: é espumante, rende bastante e limpa bem o ambiente.”
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS