Em parceria com organizações privadas e estatais, Santo Antônio Energia reafirma seu compromisso contra a exploração sexual de crianças e adolescentes
A Santo Antônio Energia assinou hoje (23/8), no Rio de Janeiro, a Declaração de Compromisso Corporativo no Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes com mais 20 empresas brasileiras. O acordo inédito prevê um conjunto de ações contra a prática de exploração sexual de crianças e adolescentes nas cadeias produtivas dessas empresas. A formalização aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), na capital fluminense.
O compromisso estabelece uma série de medidas concretas que vão desde campanhas de sensibilizações em veículos internos de comunicação até a inclusão de cláusulas em documentos de contratação declarando a rejeição da prática. O objetivo é inibir a incidência de casos e incentivar a denúncia, com ênfase à importância de se recorrer aos Conselhos Tutelares municipais e ao Disque Denúncia Nacional, o Disque 100.
No caso da Santo Antônio Energia, as ações e campanhas de sensibilização serão focadas nos mais de 12 mil trabalhadores envolvidos na obra de implantação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio e na população de Porto Velho. A empresa foi convidada pela Secretaria de Diretos Humanos, do Ministério da Justiça, para assinar a declaração, justamente pelo sucesso das ações realizadas no canteiro de obras para coibir qualquer tipo de violência sexual.
“Com a formalização deste acordo teremos novas ferramentas para trabalhar em um universo tão amplo como o nosso, composto por pessoas de diferentes formações e culturas,” destaca Carlos Hugo Annes de Araújo, geólogo e diretor de Sustentabilidade da Santo Antônio Energia.
Além de assinar a Declaração, a empresa também participará do projeto piloto da campanha, juntamente com outras companhias que será referência para as demais políticas de enfrentamento. O objetivo é estudar as melhores formas de sensibilização e tentar identificar como a sociedade encara a questão. No dia 4 de agosto já houve a primeira oficina com representantes das empresas envolvidas, na qual se iniciou a definição de estratégias para tornar colaboradores e prestadores de serviços multiplicadores da questão.
A Declaração é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), por meio do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – vinculado à Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.