MP quer atendimento adequado a crianças em situação de risco em municípios

MP quer atendimento adequado a crianças em situação de risco em municípios

MP quer atendimento adequado a crianças em situação de risco em municípios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia instaurou Procedimento Investigatório Preliminar para garantir, no município de Nova Brasilândia do Oeste, atendimento e acolhimento adequados a crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade na Casa de Abrigo destinada a esse público. A medida também visa assegurar a boa administração dos recursos reservados ao Fundo Municipal da unidade e a correta atuação do Conselho Tutelar e de seus conselheiros, conforme determinam as leis federal e municipal. O Conselho Tutelar em Novo Horizonte também foi alvo de de procedimento do MPRO.
 
As medidas foram adotadas pelo Promotor de Justiça André Luiz da Rocha Almeida, ao verificar que a Casa de Abrigo de Nova Brasilândia não dispõe de Plano de Atendimento Individual para crianças abrigadas, fator prejudicial ao desenvolvimento de reinserção à sociedade.
 
Outra situação identificada na unidade foi a realização dos trabalhos de acolhimento, exclusivamente, por servidores em cargo de comissão e de livre exoneração, o que prejudica a capacitação contínua dos servidores. O desvio de função dos servidores comissionados no âmbito da Instituição de acolhimento para outros órgãos da administração pública também foi observado pelo MP.
 
Em relação ao Conselho Tutelar, o Ministério Público verificou que os relatórios de atendimento encaminhados pelo órgão são preenchidos de forma incompleta, desprovidos de informações necessárias para analisar o caso concreto e fundamentar a adoção de providências por parte do MP.
 
Também foram identificadas a falta de acompanhamento contínuo dos casos envolvendo crianças e adolescentes em situação de risco pelo Conselho Tutelar e a inadequada estrutura física colocada à disposição do órgão.
 
Em razão de encontrar situação semelhante no Conselho Tutelar de Novo Horizonte, o Ministério Público instaurou Procedimento Investigatório para que o órgão naquele município também seja adequado, conforme determina a lei.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS