Na sessão ordinária de segunda feira pela manhã, a Câmara de Vereadores da Capital contou com um público majoritariamente composto por religiosos católico, entre eles, o Arcebispo de Porto Velho Dom Moacir Grechi. Eles acompanharam a discussão e votação de Projeto de Lei que doa área de terra para a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo.
Embora não tenha participado da sessão, a vereadora Mariana Carvalho deu entrada a três requerimentos que foram aprovados pelo plenário da Casa. O primeiro concede Moção de Pesar ao padre Marcelo Bertolusso, do Centro do Menor, falecido recentemente. O segundo confere Manifestação de Pesar pelo falecimento atemporal do padre Paulo Alécio, da Paróquia de São Luiz Gonzaga. E ainda, título idêntico pela passagem da senhora Maria Helena Erse Mendes em data recente.
O vereador Ramiro Negreiros ao usar a Tribuna solicitou um minuto de silencio em homenagem ao padre Alécio. Em seguida, defendendo o projeto de doação de área ao Centro Social Nossa Senhora do Amparo, contou um pouco da história da formação daquele bairro da Capital de Rondônia.
A vereadora Epifânia Barbosa, líder do Executivo na Câmara, destacou a importante parceria que a Igreja Católica realiza com o município de Porto Velho na área da educação. “É um trabalho que envolve 14 escolas numa ação conjunta da Igreja e Semed” acentuou. E manifestou-se favorável ao Projeto de Lei de doação de área para o órgão católico. “A doação tem fundamento religioso e, muito importante destacar, motivação social”.
A parlamentar lembrou também que o governo do prefeito Roberto Sobrinho está realizando um convênio de R$ 150 mil com a Igreja Católica para apoiar as ações realizadas pelo Centro de Apoio ao Menor, que entre outras atividades, profissionaliza os jovens carentes da Capital, dando-lhes condições de trabalhar e viver com dignidade.