Terça-feira (3), a Câmara de Vereadores de Porto Velho se reuniu para mais uma sessão legislativa. Poder-se-ia dizer tratar-se de mais uma reunião como tantas outras realizadas por aquela Casa, não constasse na pauta de deliberação uma homenagem histórica, que ficará registrada para sempre nos anais do Poder Legislativo.
Refiro-me à concessão do Título de Cidadão Honorário do Município de Porto Velho ao engenheiro civil Francisco Maurílio de Holanda Vasconcelos, ou, simplesmente, Maurílio, como é mais conhecido.
Natural da pequena cidade de Jaguaribe (CE), Maurílio reside em Porto Velho há mais de vinte anos. Nesse período, ocupou vários cargos públicos e privados, como, por exemplo, a presidência da COHAB (1993 a 1997) e a Diretoria Geral da Câmara de Porto Velho (1998 a 1991), sempre pautando suas ações no solo cada dia mais árido da honestidade e calcado na competência e numa simplicidade invulgar. Atualmente, é Vice-Presidente do SINDUSCON, o sindicato da construção civil. Casado, com dona Martha Pereira Paiva Dias, de cujo conúbio nasceram dois filhos.
A outorga do titulo de cidadão honorário, aqui e em qualquer outro lugar, fundamenta-se, sobretudo, na existência de gestos e obras que, de alguma maneira, contribuam para os objetivos da entidade outorgante.
Como em outras instituições, também na Câmara Municipal é assim que ocorre. Ou seja, o agraciado há que ter marcado sua participação nos esforços destinados a obter os resultados que a instituição acossa.
Para os que convivem na trilha desse cidadão obstinado, idealista e feroz batalhador, sua decisão profissional e a preferência pela cidade portovelhense foram coerentes com o seu amor por esta terra e com o carinho que ele sempre teve pelo seu semelhante.
Conhecendo sua dinâmica, não foi necessário muito engenho para justificar sua decisão. Certamente, foi o caminho que ele encontrou para servir mais e melhor o rincão onde deitou raízes, fez amigos e consolidou-se como um profissional respeitado, admirado e bem-sucedido.
Acertou, mais uma vez, o jovem vereador Jean Oliveira ao homenagear uma pessoa ética, na verdadeira acepção da palavra, que muito já fez e, certamente, ainda o fará pelo desenvolvimento da nossa cidade, cujo labor deveria servir de exemplo para muitos de sua classe e de outros segmentos da sociedade, também. Parabéns, Maurílio!