ELEIÇÕES 2010 - Ernandes Amorim e Altamiro Souza tem candidaturas impugnadas pelo TRE

Ernandes Amorim e Altamiro Souza tem candidaturas impugnadas pelo TRE

ELEIÇÕES 2010 - Ernandes Amorim e Altamiro Souza tem candidaturas impugnadas pelo TRE

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após sofrerem impugnação pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), mais dois candidatos são julgados e não poderão concorrer nas próximas eleições. Nesta segunda-feira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) considerou que estão inelegíveis Ernandes Amorim, atual deputado federal e candidato a deputado estadual pelo PTB, e Altamiro Souza (PMN), candidato a deputado estadual. Os dois foram julgados com base da Lei Complementar nº 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa.
 
O procurador regional eleitoral, Heitor Alves Soares, havia contestado a candidatura de Ernandes Amorim porque o candidato foi condenado por improbidade administrativa, em decisão do Tribunal de Justiça (TJ) de Rondônia. A defesa de Amorim alegou que a Lei da Ficha Limpa não era válida para este ano e que deveria se levar em conta a presunção de inocência, uma vez que ainda cabe recurso da decisão do TJ. No julgamento, o juiz-relator Élcio Arruda reafirmou o entendimento de que a Lei da Ficha Limpa é válida para as eleições de 2010, inclusive quanto aos novos critérios para quem quer se candidatar. Em votação unânime, o TRE acompanhou o posicionamento do relator.
 
Altamiro Souza, candidato a deputado estadual, também não poderá concorrer nas próximas eleições. A PRE também usou a nova Lei da Ficha Limpa para impugnar a candidatura de Altamiro, justificando que o candidato teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) relativas ao ano de 2005, quando ele era prefeito de Alto Paraíso. No julgamento, o TRE decidiu que o candidato está inelegível e não poderá mais concorrer nas eleições deste ano.
 
Outros julgamentos
 
Além dos casos decorrentes da Lei da Ficha Limpa, outros julgamentos foram realizados na sessão de segunda-feira. Por falta de quitação eleitoral, três candidatos tiveram registro de candidaturas negados. Professora Etelvina Rosa (PV), Irmão João (PV) e Adilson Siqueira (PSol) não estavam quites com a Justiça Eleitoral. Segundo o procurador Heitor Soares, que pediu a impugnação das candidaturas, “eles não tiveram a apresentação regular das contas de campanhas eleitorais de anos anteriores”. Por maioria dos votos, o TRE decidiu por negar os pedidos de candidatura.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS