Moradores do bairro Esperança da Comunidade, zona Leste de Porto Velho (RO) procuraram a reportagem do Rondoniaovivo, com a intenção de informar as autoridades do município a tomar providências à respeito de uma grande erosão que surgiu há mais de um ano na rua Sheila Regina, uma das principais vias de acesso da comunidade aos demais bairros da zona Leste.
Parte da via pública Sheila Regina está cedendo e boa parte da calçada já cedeu. Ciclista, motociclistas e pedestres são vítimas constantes do mega-buraco. Para muitos moradores o motivo principal da grande erosão é a falta de sustentabilidade das paredes laterais de concretos do canal, pois ela deveria ter o papel de dar segurança a todos da comunidade e visitantes, porém, o que se encontra são paredões de cascalho e areia, tudo o que sobrou da obra asfaltica do Esperança da Comunidade.
Na manhã desta quinta-feira (29) a reportagem entrevistou vários moradores que não se acanharam e largaram o verbo: “Qualquer leigo consegue detectar a falha desta construção, olha esse monte de terra aí”, disse Eduardo Alfredo, morador. “Isto é uma vergonha, nem está chovendo e essa asneira que eles fizeram aí tá todo dia caindo”, desabafou Seu Inácio Loyola. “Crianças passam diariamente por aqui, uma delas já foi vítima, tanto é que ela quebrou o braço”, disse Marcos Santana, um tradicional morador do Esperança da Comunidade.
Entretanto, os moradores também relataram que uma viatura da Polícia Militar caiu no buraco quando estava em ocorrência policial. O odor de podridão é outro grave problema que toma conta do local devido a falta de esgoto sanitário. “O asfalto foi feito do jeito que dava e o esgoto deixaram pra lá, aí só dá nisto, em sujeira pra todo lado e o fedor vai a léguas”, ressaltou Carlinhos Sena, antigo morador.