NA REDAÇÃO - Nos bastidores da notícia em RO

NA REDAÇÃO - Nos bastidores da notícia em RO

NA REDAÇÃO - Nos bastidores da notícia em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

MANÍACO

Na coluna de ontem foi comentado sobre a pressuposta ação de abafa na imprensa (poucos veículos publicaram, de fato, a ocorrência) do caso do homem que ficou conhecido como o Maníaco do Ford Ka Vermelho, pelo fato dele ser um conhecido e respeito membro da sociedade dita média-alta, mas o jornal O Estadão do Norte (edição de quarta-feira 28/07) já havia publicado a notícia inclusive com foto do maníaco. Já se sabe que se trata de Jackson Alencar Kriger (foto), de 29 anos, contabilista, empresário e que mantém uma franquia de uma marca de cosmético e perfumaria em Porto Velho junto com a sua esposa. Kriger confessou dois casos de estupros que cometeu, mas não se descarta outras ações do tipo e vítimas. Impressionante é que o empresário era tido como um sujeito fora dos padrões ou acima de qualquer suspeita. Mas, claro isso é muito subjetivo, não é porque é um membro de destaque na sociedade que o faz isento das perversidades – quão longe há de ir a mente humana perturbada? Se ela não poupa classes ou tipos de pessoas, tudo é uma questão financeira mesma na separação da notoriedade dos fatos. Pobre é rotina, abastado é  escândalo.

 

ESTUPROS

Infelizmente Porto Velho contabiliza casos vergonhosos e pavorosos de violência sexual, com requintes perversos, não poupando nem mesmo crianças, muitas violentadas em suas casas, seja por parentes ou pessoas próximas das famílias. Trabalhando com notícias e informações, são inúmeros casos que chegam na redação através de Boletins de Ocorrência e que, em sua maioria, atinge pessoas de baixa renda. A Delegacia Especializada na Defesa da Mulher, segundo apuração do site Estadaoweb.com, em Porto Velho, pelo menos, foram contabilizados 18 casos de estupros, no mesmo período no ano passado, a diferença era de apenas um caso. O que acontece na capital em muitos casos é o fator que a maioria desses maníacos acham que passarão incólumes perante a Justiça, ou ainda com a polícia. Existem casos esse ano de que veículos de luxo estão sendo utilizados para cometer esse tipo de crime, configurando que se trata de pessoas consideradas de bem. Pelo menos dois casos notórios já chamaram atenção, além do Maníaco do Ford Ka Vermelho, em um deles uma estudante foi raptada na praça Aluisio Ferreira – centro de Porto Velho - pela parte da tarde e jogada num carro de luxo, para depois de ser seviciada abandonada numa estrada erma. Em outro caso, uma adolescente foi arrastada de dentro da sua casa por dois homens e levada para um lugar distante, estuprada e jogada em um local desconhecido. Todos, casos registrados na polícia. Até onde vai essa violência absurda?

TALENTO RONDONIENSE

Impressionante o que faz a perseverança e a fé inabalável no poder de realização de um trabalho. Um dos poucos talentos natos de Rondonia se chama Jair Rangel, mais conhecido como Pistolino, artesão, inventor e realizador de alguns filmes mudos que já foram premiados em alguns festiv ais, sendo o mais conhecido: Pistolino, O Mala. Pois é, para quem já foi personagem de matéria da celebrada série Me Leva Brasil (Fantástico – Rede Globo), do jornalista Maurício Kubrusly, por duas vezes, Pistolino devagar começa a colher os seus louros. O canal Futura – o canal da educação da Rede Globo e um dos pouco que mantém uma programação criativa e educacional partilhada pela qualidade – convidou Pistolino a integrar um projeto audiovisual muito interessante, Entre Fronteiras, que é mostrar trabalhos de artistas que moram em lugares fronteiriços. Pistolino escreveu, produziu e filmou um roteiro exclusivo para o projeto e que deve ser exibido nos Estados Unidos e Brasil.

TALENTO RONDONIENSE II

Pistolino foi encontrado graças ao poder da internet, quando produtores do Canal Futura buscando um artista representativo na Região Norte, acabou achando o filme Pistolino, O Mala, no Youtube, de lá encontraram o seu blog – com o número do telefone. Entraram em contato com ele, na entrevista foi requisitado um roteiro para que pudesse ser avaliado. Pistolino enviou e recebeu aprovação. O roteiro se transformou em Na Maior Floresta, filmado em 15 dias no mês de março deste ano. Todo o processo de filmagem foi acompanhado por um técnico do Canal Futura que filmou os bastidores e integrou com Pistolino, observando o processo de criação do filme, que tem cinco minutos. Esse filme será exibido apenas no ano que vem num processo de lançamento entre os canais CNN (canal de notícias norte-americano) e o Canal Futura. Por enquanto o conteúdo do filme está sendo mantido em sigilo. O interessante é ver que o trabalho de Pistolino está rendendo bons frutos, para quem trabalha as próprias custas e vende até as calças para manter o ritmo de produção de seus filmes, é um prêmio saber que ele pode finalmente ser reconhecido pelo seu talento.

QUEM É O PRIMEIRO A PISAR NO CALO

Existe uma imersão de tranqüilidade aqui em Rondônia no meio político em relação aos candidatos que pleiteiam cargos públicos nessas Eleições. Nota-se que por enquanto, nos noticiários, tudo se resume a ações efetivas junto ao eleitorado (caminhadas, reuniões em associações ou entidades, eventos públicos e/ou privados) e ações jurídicas do TSE sobre a impugnação de um ou outro candidato – o que amorna os noticiários políticos. De fato, a peleja entre caciques que buscam vagas na esfera estadual e federal deve ocorrer a partir das propagandas e debates – com o Ficha Limpa em plena atividade a munição deve render dores de cabeças as assessorias dos candidatos, para espanar os deslizes ou desvios de percursos ocorridas com um ou outro candidato.

CURRÍCULOS VIRTUAIS

Em busca de profissionais capacitados e que hoje caminhem juntos em um ideal com a empresa que quer contratar o currículo já não basta, a pesquisa virtual hoje é uma realidade nos setores de Recursos Humanos para distinguir que profissional hoje se mostra apto a ser contratado. Mídias sociais como Orkut, Facebook e Twitter são ferramentas de pesquisas para constituir um dossiê formal e informal da sociabilidade do candidato ao emprego. Antes, algumas dessas mídias só serviam para constituir como um painel de vaidade do usuário, atualmente é um ponto de referência sobre a sua potencialidade para preenchimento de vagas em emprego. Claro, não são todas as empresas que seguem essa premissa, mas nos grandes centros muitas já adotaram essa medida, por ser até mais segura para julgar a índole ou características de produtividade do candidato a vaga. No Orkut a avaliação é feita a partir da conferência das comunidades que integram o perfil. No Twitter a própria Timeline é um exemplo clássico de depurar observações e apontamentos dos usuários nas suas tuitadas. Confira abaixo matéria esclarecedora do telejornal Bom Dia Brasil:

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS