Delegação peruana prioriza intercâmbio comercial com empresas rondoniense

Delegação peruana prioriza intercâmbio comercial com empresas rondoniense

Delegação peruana prioriza intercâmbio comercial com empresas rondoniense

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para o gerente de Relacionamento da IMMA, Gustavo Almeida, a visita da comitiva peruana à empresa, foi importante por fortalecer a integração Brasil e Peru. - Para a IMMA isso é significativo, pois sabemos sobre os importantes estudos hidrelétricos daquele país por meio de Termo de Cooperação com o Governo brasileiro e a IMMA espera contribuir e participar destes novos empreendimentos que devem surgir no Peru.
 
A primeira etapa da visita começou no auditório da empresa, onde o gerente apresentou um breve histórico das atividades da IMMA desde a chegada ao Estado, a construção da fábrica, sua inauguração em março deste ano. Durante a apresentação ele fez questão de ressaltar a parceria com a FIERO, o SENAI e o Governo de Rondônia e agradeceu pela inclusão da empresa nesta importante missão que os irmãos peruanos empreenderam a Rondônia. Em seguida a delegação conheceu as dependências da fábrica. Encerrada a visita, a manhã foi encerrada com um almoço oferecido pela direção e que contou com a presença do presidente da FIERO, Denis Baú, entre outros convidados.
 
De acordo com o cônsul do Peru, Jesus Carranza, a missão empresarial peruana foi organizada pelo Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru, integrada, principalmente por representantes do setor logístico, constituindo a primeira missão peruana onde o setor privado está em maioria que o setor público.
 
Carranza afirmou que a delegação contou com representantes de 11 empresas oriundas da Lima e Arequipa, assim como representantes do Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Comércio Exterior, Empresa Nacional dos Portos Peruanos. ?Do setor privado a maioria das empresas são da área da logística, empresários do setor de cimento e do segmento alimentício", frisou o cônsul que completou dizendo que a missão, além de Rondônia, visitará Rio Branco e Mato Grosso objetiva identificar e conhecer os problemas de logística, assim como incrementar o intercâmbio comercial entre os dois países. Esta missão integra o novo cenário entre as relações econômicas Brasil e Peru. Em novembro será inaugurada a Estrada do Pacífico possibilitando uma etapa em que o setor privado vai atender as grandes possibilidades de fazer negócios, disse.
 
Sobre a IMMA, Carranza ressaltou que ele e os demais membros da comitiva ficaram satisfeitos, porque a empresa está vinculada ao processo de integração. Quanto a FIERO, o cônsul frisa que a instituição nos possibilitou conhecermos um pouco mais sobre a problemática que existe impedindo um intercâmbio comercial mais fluido. A missão logística não está terminada, pois os empresários de ambos os países querem algo mais concreto. Este encontro foi mais um importante passo, ressaltou. 
 
O chefe da delegação, Francisco Ruiz afirmou que a intenção é priorizar o mercado brasileiro como o principal da América do Sul para incrementar o fluxo de comércio, tanto para exportação como para importação. "Esta é a primeira vez que trazemos uma missão logística. O Peru tem uma grande rede de acordos comerciais com a China, Estados Unidos, Canadá, Singapura, Tailândia. Este mês fechará acordo com a Coréia, Japão. Estes acordos permitem, por exemplo, que 98% das exportações peruanas ingressem sem pagar nenhum tipo de imposto a estes mercados. ?E estes benefícios poderão ser trazidos às empresas de Rondônia afirmou Ruiz.
 
O presidente do Sistema FIERO, Denis Baú disse que a FIERO está à disposição para debater idéias e colaborar para soluções que contribuam para o fortalecimento desta nova dimensão que Rondônia vive. Não estamos mais de costas, mas de frente para os nossos irmãos dos países andinos. Nós da FIERO no sentimos felizes que Rondônia encontrou o caminho para o desenvolvimento econômico. Vamos arregaçar as mangas, parar de reclamar e trabalhar. O caminho é o trabalho e as parcerias.
 
Baú enfatizou que a classe empresarial, as instituições públicas e privadas, assim com a sociedade precisa ficar atenta as mudanças. Garantimos que o Fórum dará frutos e outros encontros acontecerão. "A integração é uma realidade e faremos o nosso papel para garantir o seu sucesso". Na ocasião o presidente parabenizou a equipe do Centro Internacional de Negócios (CIN/RO) e a equipe tendo à frente a coordenadora Ivanilda Frazão e a técnica Vera Motomya, que se empenharam para que o Fórum Logístico peruano acontecesse de forma tão organizada.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS