Curso na capital capacita profissionais da saúde para o diagnóstico hanseníase

Curso na capital capacita profissionais da saúde para o diagnóstico hanseníase

Curso na capital capacita profissionais da saúde para o diagnóstico hanseníase

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Encerrou no final de semana, o curso Capacitação em Tratamento e Diagnóstico da Hanseníase, oferecido pela Prefeitura de Porto Velho. Ao todo 42 profissionais de saúde do município entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem participaram do treinamento que teve mais de 20 horas de carga horária. A conclusão do curso deu-se com a realização de aulas práticas na Unidade de Saúde da Família Socialista.Nessa etapa do treinamento os participantes trabalham no diagnóstico examinando a população e colocam em prática tudo que aprenderam nas aulas teóricas que abriram o curso. Foram três aulas teóricas que iniciadas na segunda-feira e encerradas na quarta. As aulas teóricas foram ministradas pela enfermeira Albanete Araújo de Almeida, enquanto as aulas práticas na unidade serão coordenadas pela médica Kasue Narahashi.
 
O curso é mais uma etapa do planejamento estratégico montado pelo prefeito e Porto Velho, Roberto Sobrinho, voltado à qualificação dos servidores municipais — neste caso específico os profissionais da saúde — com o objetivo de melhorar o atendimento à população da capital prestado nas diversas áreas da administração pública. Visando essa estratégia, participam do curso profissionais das áreas médicas e de enfermagem de todas as unidades de saúde do município. “Com isso, em todas essas unidades haverá sempre um funcionário capacitado para fazer o diagnóstico precoce dos casos de hanseníase que chegarem até aquele estabelecimento de saúde. Para o tratamento do paciente isso representa um ganho muito importante, pois, a partir desse diagnóstico, caso ele seja positivo, ele já entra em tratamento”, explicou a coordenadora.
 
No ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 124 novos casos da doença em toda Porto Velho. A faixa etária da população mais atingida foi de 30 a 39 anos. Desse total 50 foram casos de hanseníase paucibacilar (poucos bacilos) e 74 de multibacilar (muitos bacilos).
 
Os coordenadores do curso adiantaram ainda que nessa fase, o curso foi voltado para os profissionais que trabalham pelo período da manhã. Quem trabalha pela parte da tarde, o treinamento será em agosto, no período de 16 a 20. “Essa foi a melhor forma encontrada, ou seja, eles recebem as instruções no horário do expediente deles, o que torna o curso mais proveitoso”, afirmou.
 
Bacilo de Hansen
 
A hanseníase é causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen, que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. Também é conhecida como lepra, morféia, mal-de-lázaro, mal-da-pele ou mal-do-sangue. É uma doença que tem cura. Na primeira dose do tratamento, 99% dos bacilos são eliminados e não há mais chances de contaminação. Não é uma doença hereditária. A forma de transmissão é pelas vias aéreas: uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio. Porém, a infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social. O contato deve ser íntimo e freqüente.
 
Os principais sintomas são aparecimento de caroços ou inchados no rosto, orelhas, cotovelos e mãos. Entupimento constante no nariz, com um pouco de sangue e feridas, redução ou ausência de sensibilidade ao calor, ao frio, à dor a ao tato, manchas em qualquer parte do corpo, que podem ser pálidas, esbranquiçadas ou avermelhadas. Partes do corpo dormentes ou amortecidas, em especial as regiões cobertas.
 
A doença apresenta-se, basicamente, de duas formas e o tratamento depende do tipo. Se for do tipo paucibacilar (com poucos bacilos), o tratamento é mais rápido. É dada uma dose mensal de remédios durante seis meses. Além da ingestão de um comprimido diário. Se for do tipo multibacilar (com muitos bacilos), o tempo para tratamento é mais longo. São 12 doses do medicamento, uma por mês. Além de dois outros remédios diários durante os dois anos. O tratamento é 100% eficiente se for levado a sério do começo ao fim.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS