Porto Velho é mais uma capital a aderir ao Projeto Vira Vida, do SESI

Porto Velho é mais uma capital a aderir ao Projeto Vira Vida, do SESI

Porto Velho é mais uma capital a aderir ao Projeto Vira Vida, do SESI

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os jovens de Rondônia, vitimados pela exploração sexual e em risco têm uma nova oportunidade para mudar suas vidas por meio da implantação do Projeto Vira Vida, coordenado nacionalmente pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e que visa dar oportunidades de educação profissional e de inserção no mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes abrangendo diversas áreas com duração de 9 a 12 meses e carga horária média de 950 horas/aula, conforme a modalidade.
 
 Os cursos são desenvolvidos a partir de pesquisa feita para diagnosticar a demanda de mercado, o perfil e as expectativas dos adolescentes e jovens a serem atendidos.
 
O projeto foi apresentado pelo presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli que esteve no gabinete do prefeito de Porto Velho, na última terça-feira, 20 de julho, acompanhado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Roberto Baú e a superintendente regional do SESI, Soraia Vilela.
 
Meneguelli afirmou que a idéia principal do Vira Vida é garantir a construção de um processo educativo voltado para formação integral de jovens e adolescentes, priorizando módulos relativos à formação de valores, estratégias de participação, criação e ocupação de espaços de cidadania, além de garantir aos participantes, durante o processo de formação, direitos básicos tais como Saúde assistência médica, odontológica, psicológica e Educação básica continuada aos que necessitem, articulando os governos federal, estadual e municipal.
 
"Após a conclusão dos cursos, saímos atrás de empresas seja pública ou privada para inserir esses jovens no mercado de trabalho. O que queremos com esse projeto é proporcionar a esses meninos e meninas o resgate da autoestima e a possibilidade concreta de uma nova vida", explicou Meneguelli.
 
Os participantes do projeto serão contemplados com uma bolsa (ajuda de custo) no valor de R$ 500, vales transporte, fardamento, lanche e material escolar. Também será feito acompanhamento psicossocial das famílias dos beneficiados, através do Projeto de Apoio às Famílias. R$ 100 da bolsa de estudo, serão depositados em uma caderneta de poupança para resgate após a conclusão do curso. O programa, numa fase piloto, já está em execução em quatro capitais: Natal, Fortaleza, Recife e Belém.
 
Na ocasião, o Denis Baú frisou que com a implantação do Vira Vida em Porto Velho, com o apoio dos parceiros em todas as esferas, significará uma mudança para melhor no futuro dessas crianças e jovens. A FIERO e suas Casas SESI, SENA e IEL - desde o primeiro momento já aderiu a este importante projeto social que visa resgatar a cidadania por meio da capacitação profissional.  
 
?Parabenizamos a adesão da Prefeitura de Porto Velho, que certamente será um forte aliado junto ao SESI para que o Vira Vida seja também um sucesso em nossa capital. Aproveitamos para congratular o prefeito e a Secretária de Assistência Social pelos programas desenvolvidos para combater, prevenir e assistir às vítimas da exploração sexual infanto-juvenil. Iniciativas com estas e como o Vira Vida merecem o nosso apoio finalizou Baú.  
 
Da reunião ocorrida no palácio Tancredo Neves, sede da Prefeitura participaram ainda os secretários municipais Williames Pimentel (Saúde), Benedita Nascimento (Assistência Social), Fátima Ferreira (Educação), a chefe de Gabinete do Prefeito, Miriam Saldaña, além dos coordenadores municipais Samuel Pessoa da Silva (Políticas Públicas para a Juventude) e Mara Regina da Silva (Políticas Públicas para as Mulheres).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS