Começam na nesta sexta-feira (23), na Paróquia São Cristóvão, em Porto Velho, os festejos realizados todos os anos nesta mesma época para homenagear o santo. Até a véspera, porém, prosseguem as celebrações das novenas, com início às 19h.
A informação é da Secretaria da paróquia, acrescentando que as homenagens prosseguem no sábado e estão previstas para encerrar no domingo (25), data consagrada a São Cristóvão.
A Festa de São Cristóvão - Padroeiro dos Motoristas - já é uma tradição na capital rondoniense, atraindo neste período centenas de pessoas interessadas em participar do evento. Além do seu viés religioso, a festa tem um caráter pedagógico, pois as mensagens que as autoridades eclesiásticas preparam para os fiéis nestes dias contemplam a preocupação com a violência no trânsito.
De acordo com o padre Antônio Fontinele, pároco de São Cristóvão, por exemplo, este é um evento que une a fé, a diversão, a valorização dos motoristas, bem como a conscientização sobre o valor da vida e a importância da responsabilidade no trânsito.
Segundo a coordenação dos festejos, a programação durante o período festivo prevê a realização do já tradicional arraial de São Cristóvão, que acontece na quadra coberta ao lado da Igreja, após a celebração eucarística das 19h.
Neste espaço, são promovidos os sorteios e servidas comidas típicas e som ao vivo. Entre os prêmios que serão sorteados este ano, a organização da festa destaca uma geladeira (dia 23), um Televisor LCD de 32 polegadas (dia 24) e uma moto Honda (dia 25).
Na data consagrada a São Cristóvão, 25 de julho (domingo), a festa será marcada por uma grande carreata. A concentração, onde são esperadas centenas motoristas, iniciará às 18h, na frente da Igreja de São Cristóvão.
Com a imagem do santo carregada em um caminhão, o percurso inicia na Avenida Pinheiro Machado, seguindo em direção a Elias Gorayeb.
Lá, entra pela pista à direita e segue pelas ruas Almirante Barroso e Rogério Weber, tomando novamente a Pinheiro Machado e retornando até a sede da paróquia. A benção dos veículos e motoristas acontece em frente à Igreja de São Cristóvão, ocorrendo, logo após, a celebração da santa missa com a presença do arcebispo de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi
SÃO CRISTÓVÃO
O Santo São Cristóvão, santo católico, é considerado o padroeiro dos motoristas. Celebrado no dia 25 de Julho, São Cristóvão é o protetor dos motoristas e dos viajantes, com procissões de caminhoneiros em diversos locais do país. Viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. "Cristóvão" significa "Aquele que carrega Cristo" ou "porta-Cristo". Seu culto remonta ao século V. De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas. Ele supunha que o rei a quem ele servia era o maior do mundo.
Veio, a saber, então, que o maior rei do mundo era Satanás. Colocou-se, pois, a serviço deste. Informando-se melhor, descobriu que o maior rei do mundo era Nosso Senhor. Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da imensa força de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, vadeando o rio. Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. À medida que vadeava o rio, o menino pesava cada vez mais às suas costas, como se fosse o peso do mundo inteiro. Diante de seu espanto, o menino lhe disse: "Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves".