Deputado denuncia que apenados que cumprem pena fora do regime fechado estão sem controle

“A situação é extremamente preocupante, pois mais de dez mil apenados que cumprem pena através do sistema aberto, semi-aberto e livramento condicional, estão sem nenhum controle efetivo por parte das autoridades do Sistema Penitenciário Estadual”. A decla

Deputado denuncia que apenados que cumprem pena fora do regime fechado estão sem controle

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“A situação é extremamente preocupante, pois mais de dez mil apenados que cumprem pena através do sistema aberto, semi-aberto e livramento condicional, estão sem nenhum controle efetivo por parte das autoridades do Sistema Penitenciário Estadual”. A declaração é do deputado estadual Doutor Alexandre Brito (PSDB), ao ressaltar as contínuas ocorrências envolvendo presos que se encontram fora do regime fechado e que voltam a praticar novos delitos.
Ao reforçar as recentes críticas e cobranças do juiz da Vara de Execuções Penais de Porto Velho, Sérgio William Domingues Teixeira, o deputado Doutor Alexandre Brito destacou que este problema é gravíssimo, pois rotineiramente se constata ocorrências policiais envolvendo foragidos da justiça e presos que cumpre suas penas fora da cadeia.
Para reverter esta situação, o deputado anunciou que vai apresentar logo no retorno das atividades da Assembléia Legislativa, uma propositura cobrando providências do poder público. A indicação já está preparada e tem o seguinte teor: “O Deputado que o presente subscreve, Indica ao Governo Estadual através da Secretaria de Estado de Justiça, a necessidade de criação, em caráter de urgência, de equipes de agentes da Secretaria Estadual de Justiça para fiscalizar os apenados do sistema aberto, semi-aberto e livramento condicional, no âmbito das unidades do Sistema Penitenciário Estadual”. Ainda segundo o parlamentar, atualmente e infelizmente, pelos riscos decorrentes desta falha gritante, a população vem sendo penalizada.
Outra medida anunciada pelo deputado, diz respeito a uma nova indicação, também endereçada ao Governo Estadual através da Secretaria de Estado de Justiça, ressaltando a urgente necessidade de criação do Centro de Observação do Sistema Penitenciário Estadual, de forma a garantir a eficácia da expedição do Exame Criminológico, no âmbito das unidades prisionais
A propositura apresentada é decorrente de deliberação adotada pelo conjunto da sociedade, autoridades do Poder Judiciário, operadores do direito e profissionais atuantes no Sistema Penitenciário Estadual, reunidos em Audiência Pública no último dia 22 de Junho na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia. Durante a audiência o Juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca de Porto Velho, citou o recente caso de um estuprador de Goiânia colocado em liberdade por falta deste exame, e que infelizmente voltou a praticar novos estupros e assassinatos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS