Motor, barco e gerador serão prêmios aos melhores pescadores amadores
Promover e fomentar a economia estimulando o turismo na região com a geração de renda das comunidades do baixo Madeira, é o objetivo do I Festival de Pesca de Calama (FEPESCA), evento que será realizado pela Associação de Pescadores Amadores de Rondônia com o apoio do vereador Marcelo Reis (PV). O FEPESCA visa também resgatar atividades culturais no baixo Madeira e será realizado de 31 de julho e 1 de agosto, o I Festival de Pesca do Distrito de Calama incluindo torneios de Vôlei de Praia, Futebol de Areia, Dominó e Truco, além da escolha da Garota Praia Calama, haverá palestra educativa sobre meio ambiente.
Idealizado por moradores e promovido pela Sopescar, entidade sem fins lucrativos que trabalha com preservação ambiental, o FEPESCA, vai promover e estimular a educação ambiental; lazer e integração entre os simpatizantes da pesca amadora; atrair visitantes de outras cidades e Estados e divulgar a beleza local.
Premiação
Os torneios, e exceto o de pesca, serão realizados no sábado, 31, data em que acontece também a escolha da Garota Praia Calama. No domingo, às 8 horas será a largada dos barcos para o torneio de pesca. Segundo a sócia da Sopescar, Lucimar Gouvêa, as inscrições podem ser feitas na Aventura Caça e Pesca, Lojão da Pesca, Pantanal Pesca e Náutica, Rio Verde Pesca e Náutica, Casa da Pesca, Rondonáutica e nas Associações de Pescadores dos Distritos de São Carlos e Calama, no Baixo Madeira. Os competidores concorrem a um motor gerador de 950 Wtys, um barco de alumínio de 5 mts e um motor de 15 HP. Haverá sorteios de vários brindes de pesca e camping aos inscritos.
Equipes
As equipes podem ser montadas com até quatro integrantes e o valor da inscrição é de R$ 100,00. O dinheiro arrecadado será para custear parte da premiação e a logística do evento. A previsão é que ao menos 100 equipes de Porto Velho, São Carlos, Nazaré, Santa Catarina, Calama e de Humaitá (AM), se inscrevam.
Barcos recreio vão sair do Cai na Água em Porto Velho, na sexta-feira, dia 30 de julho com destino a Calama e os pescadores podem levar os barcos amarrados nas grandes embarcações que retornam no domingo à tarde. Outras informações nos telefones 9982-2134 - 9239-6161- 8408-9211.