No dia Nacional dos Bombeiros, 02/07, sexta-feira, o Comandante da Corporação, coronel Ronaldo Nunes Pereira, saúda todos os combatentes do fogo de Rondônia. Na oportunidade o comandante ressalta a trajetória da recente história da Instituição na região (12 de fundação), e, sobretudo, a expansão almejada nos últimos anos. “Desde que o Corpo de Bombeiros se instalou no ex-território de Rondônia, o trabalho foi intenso. Muitas dificuldades no início, mas agora, podemos respirar novos ares com expansão de quartéis e unidades em diferentes partes do Estado, e o incremento substancial da Tropa”, apontou Nunes.
Hoje o Corpo de Bombeiros Militar, está presente em mais de 13 municípios de Rondônia, com um efetivo atual de 608 integrantes. Na capital, Porto Velho, se pode contar com 237 combatentes. Neste mês três novos quartéis já estão operando em cidades como Buritis, Machadinho do Oeste, e Cerejeiras.
O comandante Nunes também destacou as viaturas e equipamentos adquiridos. Em março último os Bombeiros receberam em investimentos cerca de R$ 3 milhões para equipamentos e viaturas. Foram entregues 14 veículos, 07 caminhonetes modelo Hilux, 03 caminhões para combate à incêndio, 01 microônibus, 01 caminhão baú, e 02 Vans. Veículos estes que estão sendo utilizados em várias cidades do Estado. “Nossos equipamentos não param de chegar. Nossas viaturas são de última geração, e nosso efetivo aumentou consideravelmente. Vamos continuar crescendo, pois até 2015 esperamos ter mais novas unidades espalhadas por Rondônia”, salientou.
Ainda para o mês de agosto deste ano está confirmada a chegada da sonhada escada Magirus. A escada Magirus poderá operar em mais de 90% dos edifícios em caso de necessidade. Altura da mesma é de 37 metros e pode ser controlada desde um controle “joystick”. “Será a primeira auto-escada operada por controle remoto do País”, enfatizou.
Dia Nacional
Instituído em abril de 1954 pelo presidente da república, Getúlio Vargas, a data de 2 de julho é o Dia Nacional dos Bombeiros.
Foi em 2 de julho de 1856 que o imperador dom Pedro II criou o corpo provisório de bombeiros da corte, o primeiro corpo de bombeiros do Brasil através do Decreto Imperial n° 1775 na cidade do Rio de Janeiro, capital do império.
Comemoração
No dia 05 de julho, na próxima segunda-feira, no auditório do Ministério Público em Porto Velho, às 16:00 horas haverá solenidade tradicional do CBMRO, em comemoração ao Dia Nacional dos bombeiros do Brasil.