Pesquisa da Fecomércio aponta queda da inadimplência dos consumidores da capital

Pesquisa da Fecomércio aponta queda da inadimplência dos consumidores da capital

 Pesquisa da Fecomércio aponta queda da inadimplência dos consumidores da capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
A Pesquisa feita em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio/RO sobre a inadimplência do consumidor de Porto Velho (PEIC) relativa a junho de 2010 aponta uma pequena queda no endividamento e da inadimplência das famílias da capital em relação ao mês de maio. As dívidas e contas em atraso tiveram uma diminuição, respectivamente, de -3,6% e -4,5%. As famílias que dizem não ter condições de pagar suas contas, porém, voltaram ao mesmo patamar de abril, com 5%, ou seja, aumentando em 66% em relação aos 3% anterior de maio das famílias que não podiam pagar seus débitos. 
 
 
                             Síntese dos Resultados-Maio/Junho 2010
 
 
 
 Maio
 
 
 Junho
 Variação
     %    
Total de Endividados
56%
 54%
 -3,6 %
Dívidas ou Contas em Atrasos
22%
 21%
 -4,5%
Não Terão Condições de Pagar
 3%
   5%
 66,0%
                        Fonte: Pesquisa Direta CNC/Fecomércio/RO
 
 
Em junho o percentual de famílias que se consideram muito endividadas caiu dos  10,0%, de mairo, para 7% em junho. Os que se consideram mais ou menos endividadas também apresentaram queda dos 17,8% de maio para 17%. As famílias que se dizem pouco endividadas tiveram um leve aumento dos 28,4% de maior para os atuais 30,0%.  E os que não tinha dívidas continuaram aumentando dos 43,5% em maio para os 45,4%.  Foi principalmente a queda do endividamento das famílias com renda familiar mensal acima de 10 salários mínimos de 68%, em maio, para 50%, em junho, que mais influiu no resultado final, mas, também caiu levemente o endividamento das famílias com renda abaixo de 10 SM de 56%, em maio, para 54% das famílias em junho. Houve uma leve queda das contas em atraso de 22%, em maiol, para 21% em junho. O tempo médio de atraso permaneceu estacionado em 54,5 dias em junho. Entre as famílias em atraso predominam com 34,6% as famílias com atraso maior que 90 dias seguidas de famílias com atraso até 30 dias, 33,7% e com contas atrasadas entre 30 e 90 dias, 26% em junho e 5,8% não sabe ou não respondeu. A parcela da renda comprometida com dívidas continuou caindo dos 32,3% de maio para os 30,9% de junho. O nível de renda das famílias com comprometimento de mais de 50% da renda caiu levemente de 31,5%, em maio, para 30,9% em junho.  
 
 
Nível de endividamento- Porto Velho- junho de 2010
(Cheque pré-datado, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimos pessoal, prestações de carro e seguros)
Categoria
Total
Renda Familiar Mensal
Até 10 SM
 + de 10 SM
Muito Endividado
         7,0%
        6,9%
        9,1%
Mais ou Menos Endividado
      17,0%
        17,4%
        9,1%
Pouco Endividado
      30,0%
        29,9%
        31,8%
Não Tem Dívidas Desse Tipo
      45,4%
        45,2%
        50,0%
Não sabe
        0,0%
          0,0%
        0,0%
Não Respondeu
        0,0%
          0,0%
        0,0%
Fonte: Pesquisa Direta CNC/Fecomércio/RO
 
 
 
Entre os principais tipos de dívidas a predominância é dos cartões de crédito com 48,3% seguido imediatamente pelos carnês que representam 42,2% das dívidas. Em seguida aparecem como principais tipo de dívida o financiamento de carro, com 11,0% e o crédito pessoal com 10,6%.
 
A queda percentual das famílias endividadas e do percentual de família com dívidas ou contas em atraso no mês de junho, com níveis inferiores à média registrada no primeiro trimestre do ano, indicam que as famílias se encontram mais atentas ao nível de endividamento. Assim parece que, mesmo com expectativas muito positivas em relação ao mercado de trabalho e renda, as famílias procuram ter um maior equilíbrio no orçamento doméstico. O aumento do percentual de famílias que não terão condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso parece ter sido derivada de compras passadas mais do que presentes e revelam algum descontrole que parece ser sazonal dos orçamentos familiares. Como o acesso ao crédito tem sido mais fácil e mais facilitado, conforme atesta a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), já divulgada pela CNC/Fecomércio/RO, no mês de junho, os resultados desta pesquisa indicam que está existindo uma cautela maior na utilização do crédito e que, apesar de considerarem que o momento é bom para o consumo e para a compra de bens duráveis, as famílias de Porto Velho tem se comportado de forma mais seletiva pesquisando mais preços e utilizando o crédito de forma mais salutar. No entanto, com a queda do endividamento que tem sido uma tendência, há capacidade de pagamento suficiente para sustentar níveis de consumo ainda mais elevados nos próximos meses.  
Sobre a PEIC de Porto Velho
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é uma pesquisa nacional apurada mensalmente pela CNC a partir de dezembro de 2009. Os dados são coletados em todas as capitais dos estados federais e no distrito federal junto a 17.800 consumidores. Em relação à Porto Velho são coletados dados de 500 consumidores segmentados por zonas da cidade e por renda todos com idade superior a 18 anos. Para fixar o tamanho da amostra admitiu-se que 95% das estimativas poderiam diferir do valor populacional desconhecido p por, no máximo 3,5%, isto é, o valor absoluto d (erro amostral) assumiria no máximo valor igual a 0,035 sob o nível de confiança de 95%, para uma população constituída de consumidores em potencial. Para se obter maior aproximação fixou-se um maior tamanho da amostra para a precisão fixada. Assim, o número mínimo de consumidores entrevistados foi de 500, ou seja, com uma amostra de, no mínimo, 500, esperou-se que 95% dos intervalos de confiança estimados, com semi-amplitude máxima igual a 0,035, contivessem as verdadeiras freqüências. 
O objetivo da PEIC é diagnosticar o nível de endividamento e inadimplência do consumidor. Das informações coletadas são apurados importantes indicadores: percentual de consumidores endividados, percentual de consumidores com contas em atraso, taxa de inadimplência, tempo de nível de endividamento e nível de comprometimento da renda.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS