A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Administração (Semad) está realizando em parceria com a Fundação Escola do Servidor Público Municipal de Porto Velho (Funescola), a Oficina de Autoavaliação do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública). A oficina envolve neste primeiro momento quarenta servidores municipais das secretarias municipais de Planejamento (Sempla), de Administração (Semad), de Fazenda (Semfaz), de Educação (Semed), da Controlodoria Geral e Procuradoria Geral e Funescola.
O Gespública é um programa do Governo Federal que tem como objetivo fomentar a transmissão de conhecimento e ferramentas sobre a excelência e gestão pública. “Com este conceito em prática, os servidores municipais, que estão participando desta oficina, serão futuros multiplicadores do Gespública no ambiente de trabalho para que o cidadão portovelhense tenha a máxima qualidade nos serviços prestados pelo município. Com relação ao próprio servidor, a partir desta formação, ele terá outra visão de qualidade e responsabilidade do papel que desempenha no ambiente de serviço público”, explicou Leidismar Fernandes Nalasco, consultora do Gespublica, que está ministrando a oficina em Porto Velho. “Esta oficina é uma demonstração da visão de futuro do prefeito Roberto Sobrinho com relação à nova dinâmica que deve existir nas repartições públicas e serviços prestados pelo município ao cidadão. Esta é uma estratégia que será sistematizada nos próximos três a cinco anos até que de uma forma global tanto o servidor quanto o munícipe possam juntos vivenciar uma nova forma de gestão pública municipal”, destacou, Cristóvão Nascimento, assessor especial da Sempla.
Oficina
A oficina está sendo realizada no laboratório de informática da Uniron e vai até o dia 23 de junho. No dia 24, os participantes apresentam a Carta de Serviço ao Cidadão, um documento que tem como finalidade levar ao conhecimento dos portovelhenses os serviços e atividades de atendimento e reafirmar seu comprometimento com a excelência na prestação de seus serviços.
GesPública
O GesPública, foi instituído pelo Decreto nº 5.378/2005, para contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País, formulando e implementando medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais. O GesPública surgiu da fusão dos Programas da Qualidade no Serviço Público (PQSP) e Nacional de Desburocratização (PND).
A Base do programa é ser essencialmente pública; focada em resultados e federativa.