Campanha Promovendo o Trabalho Saudável trata servidores da Policlínica Oswaldo Cruz

Campanha Promovendo o Trabalho Saudável trata servidores da Policlínica Oswaldo Cruz

Campanha Promovendo o Trabalho Saudável trata servidores da Policlínica Oswaldo Cruz

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a finalidade de consolidar proteção e recuperação da saúde, meio ambiente e trabalho, a direção da Policlínica Oswaldo Cruz está desenvolvendo uma campanha de incentivo à saúde do trabalhador, denominada “Promovendo o Trabalho Saudável”, que vai proporcionar atividades variadas e atendimento médico aos quase 300 servidores daquela unidade de saúde.
 
De acordo com o diretor da policlínica, Daniel Martins, o projeto prevê ações voltadas à saúde e qualidade de vida do servidor e é baseado na portaria nº1339/GM, do Ministério da Saúde, que trata sobre os riscos iminentes das doenças ocupacionais, buscando manter um estado de saúde ótimo, com redução de riscos e agravos relacionados às atividades do trabalho.
 
Segundo ele, o projeto se reveste de extrema importância, uma vez que a Policlínica Oswaldo Cruz é uma unidade de saúde que atende cerca de 400 pessoas ao dia, procedentes de todo o Estado, em trinta especialidades médicas, porém, muitas vezes, os servidores que cuidam para o funcionamento dessa engrenagem de trabalho, não têm uma atenção diferenciada e cuidados necessários para a manutenção saudável de suas atividades, exemplifica.
 
Daniel informa que o projeto foi desenvolvido pela enfermeira Josimeire Souza de Oliveira Andrade e a campanha tem como coordenador o servidor Paulo Faustino Mariano.
 
O projeto vai articular ações de intervenção individual e coletiva; desenvolver estratégias de incentivo à preservação do estado de saúde; promover o trabalho saudável com a redução de riscos, facilitar o acesso a serviços de saúde específicos; favorecer o relacionamento interpessoal entre os servidores; além de estimular o auto-cuidado e prevenção de agravos ao estado de saúde, fortalecendo, por fim, os vínculos afetivos e emocionais.
 
Riscos de atividades laborais insatisfatórias comprometem a qualidade dos serviços e estão presentes no cotidiano de qualquer profissional. Estresse, tabagismo, alcoolismo, dependência química, doenças crônicas e ocupacionais podem interferir de forma decisiva e definitiva no desempenho do servidor, gerando insatisfação e recusa às atividades do trabalho. Em reunião com diretores e assessores no início da semana, o secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira disse que a POC vai fazer a etapa piloto do projeto, mas a intenção do governo é a de levá-lo para as demais unidades de saúde de todo o Estado. “Queremos que os servidores executem os trabalhos com qualidade e, para isso, é necessário que tenham garantias e segurança de atuarem num ambiente tranqüilo e com atenção à saúde pessoal”, informou o secretário.
 
Parcerias fortalecem as atividades – Para que a campanha alcance os objetivos propostos, foram firmadas parcerias com instituições acadêmicas de ensino, como a Faculdade de Rondônia (FARO), Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), Faculdades São Lucas e Serviço Social do Transporte (Sest/Senat), que vão atuar junto a uma equipe multiprofissional da POC, desenvolvendo planos e ações voltadas à assistência, promoção e prevenção da saúde dos servidores. Estão envolvidos ainda no trabalho doze médicos e doze enfermeiros.
 
Entre as estratégias de desenvolvimento da campanha estão a implementação de ações que viabilizem a saúde global do trabalhador, como a promoção da saúde do homem e da mulher; programa de atenção a dependência de drogas; promoção da saúde dos servidores com doenças crônicas; aconselhamento e acompanhamento psicossocial com foco na adaptação funcional; inclusão social e desempenho profissional dos servidores com deficiências físicas; acompanhamento sócio-familiar; programa de acompanhamento do servidor em estágio probatório; mostra de talentos; semana saudável, projeto servidor saudável.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS