Os agricultores de Nova Estrela, a 25 quilômetros de Rolim de Moura, têm agora mais um motivo para produzir. Foi inaugurada, nesta sexta-feira (18), a 78.º Unidade Administrativa da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater). O evento contou com presença do governador João Cahulla, dos secretários de agricultura, Evaldo de Lima, da Emater, Sorrival de Lima, dos deputados estaduais, Luiz Cláudio Pereira, Tiziu Jidalias e Valdivino Tucura, entre outras autoridades. O novo escritório inicia suas atividades na próxima semana, já estruturado com computadores, veículo para apoio e trator de pneu, com implementos para o trabalho de mecanização em áreas de agricultura familiar.
Apesar da proximidade do distrito de Nova Estrela da sede do município em Rolim de Moura, o local abriga aproximadamente, de 700 a 1000 beneficiários. A dificuldade de deslocamento regular ao escritório da Emater fez com eles reivindicassem ao governador João Cahulla, ao secretário Evaldo e ao deputado Luiz Cláudio, uma unidade exclusiva para atendimento no local.
O extensionista da Emater Natanael Gomes Machado, que assumiu a gerencia da subunidade de Nova Estrela conta que serão assistidos, inicialmente, os agricultores das Linhas 204, 208 Norte e Sul e parte das Linhas 17, 21 e 25, mas que a instituição está aberta para atender todas que dela necessitarem.
O secretário Sorrival de Lima diz que a instalação da unidade em Nova Estrela é muito importante para haja uma maior proximidade entre os técnicos e o agricultor e que essa ação irá proporcionar um maior acesso ao crédito rural e às políticas públicas implementadas pelo governo, através da Seagri.
Falando de seu apoio e sua luta, que sempre foram voltados para o setor agropecuário e agroindustrial no Estado, o deputado Luiz Cláudio lembra a instalação de uma indústria de leite condensado que além de valorizar a região agregou valor à produção leiteira, incentivando os agricultores locais.
O deputado Tiziu questiona o que seria da agricultura se não houvesse a Emater Para ele a Emater é uma instituição que dá suporte aos agricultores e sem essa tecnologia seria impossível fazer crescer esse setor.
Para o secretário Evaldo de Lima não basta apenas levar as políticas públicas, os programas de governo e a assistência técnica se não houver respeito e valorização do agricultor. Falando da estrutura que hoje a nova unidade recebe o secretário lembra o período em que era gerente da Emater, em Rolim de Moura e diz que ser gerente em um governo como este é muito fácil. Ele conta que antes, quando um novo escritório era aberto, levava tempo para se receber toda a estrutura que o escritório de Nova Estrela este recebendo.
O governador João Cahulla, que tem na agricultura uma de suas prioridades de governo, fez questão de inaugurar pessoalmente a nova sede da Emater e disse estar satisfeito com o trabalho feito pela Seagri e pela Emater através de seus secretários Sorrival e Evaldo de Lima.São pessoas que conhecem muito bem o setor agrícola e falam a linguagem do agricultor, e por isso trazem para o gabinete o verdadeiro anseio do homem do campo.
A nova unidade da Emater, em Nova Estrela, contará com a seguinte equipe: Natanael Gomes Machado, que assume a gerencia; o extensionista rural Cleudmar Correia; a agente administrativa Damares Dias Machado e o operador de trator Guilherme Schmiti.