Tomate de Rondônia abastece a cidade de Manaus

Tomate de Rondônia abastece a cidade de Manaus

Tomate de Rondônia abastece a cidade de Manaus

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Francisco Evaldo de Lima, acompanhou, nesta manhã, a embarcação de aproximadamente 30 toneladas de tomates, com destino a Manaus.
 
A produção é de Alto Alegre dos Parecis que, pelo quarto ano consecutivo abastece aquele mercado. Milho e feijão produzidos e Rondônia também abastecem a capital amazonense.
 
Alto Alegre dos Parecis, 531 quilômetros distante da capital, Porto Velho, tem se destacado na produção agrícola, em especial o tomate. Atentos ao consumo no mercado os agricultores se uniram para atender as demandas e hoje, organizados, conseguiram aumentar a produção, agregar valor ao produto.
 
Através da Cooperativa Agropecuária de Alto Alegre dos Parecis (Coopealto), toda a produção de tomate é enviada para Manaus. Segundo Marcos Dummer Schmidt, presidente da Coopealto, são encaminhadas, semanalmente, “de duas a três cargas de quinze toneladas cada”.
 
Evaldo de Lima diz que, com a exportação os agricultores além de possibilitar melhor para o produto garantem o mercado para o tomate. O secretário diz ainda que, recentemente recebeu em seu gabinete a visita de uma comissão de Manaus, composta por investidores do grupo Carrefour, com interesse em adquirir produtos de Rondônia para abastecer a rede de supermercado de Manaus. “A proposta é abastecer, de forma contínua, com legumes, frutas e verduras”.
 
Através da Seagri, em parceria com a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), o secretário vem tentando viabilizar recursos para que a Cooperativa possa adquirir um caminhão e assim diminuir os custos com transporte, que é hoje o maior fator de entrave para reduzir custos operacionais.
 
A Organização das Cooperativas do Brasil em Rondônia (OCB-RO) também tem sido uma grande parceira na comercialização dos produtos agrícolas, principalmente na capacitação dos agricultores, orientando-os na busca de melhores mercados. Salatiel Rodrigues, presidente OCB-RO conta que as cooperativas em Rondônia estão se destacando. “Além dessa Cooperativa, outros segmentos produtivos oferecem um percentual de sua produção em Rondônia e comercializam o restante em outros Estados”, diz citando o exemplo dos produtos lácteos.
 
O milho, o feijão, o inhame também bem ganhando espaço fora do Estado e a perspectiva de ampliar as exportações, principalmente após a abertura da BR-319, que liga Porto Velho à Manaus, no estado do Amazonas. “A carga de tomates de Alto Alegre dos Parecis demora até cinco dias para chegar a Manaus. Com a abertura da estrada será possível fazer com que a mercadoria chegue em, até um dia e meio, no máximo”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS