Lago do Cuniã foi o primeiro local do Estado de RO a receber energia por meio de cabo subaquático

Lago do Cuniã foi o primeiro local do Estado de RO a receber energia por meio de cabo subaquático

Lago do Cuniã foi o primeiro local do Estado de RO a receber energia por meio de cabo subaquático

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
 
A comunidade que vive no lago mais famoso do Estado de Rondônia tem mais uma razão para se orgulhar do local. No último sábado, 12/06 foi realizada a inauguração da energia elétrica na Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, localizada no Distrito de São Carlos, 120 km de Porto Velho, beneficiando 97 famílias. A obra integra o Programa Luz Para Todos, do Governo Federal em parceria com Eletrobras Eletronorte, Eletrobras Distribuição de Rondônia e Governo do Estado.
 
Foram instalados no local quase 19 km de rede elétrica, sendo 13 km de trifásica, 5 km de rede monofásica e aproximadamente 1 km de cabo subaquático. A comunidade foi a primeira do Estado de Rondônia a ser beneficiada com a instalação da rede elétrica por meio do cabo subaquático, tecnologia essa considerada uma das mais avançadas no segmento. O cabo foi atravessado dentro do lago no dia 15 de maio, a partir de São Carlos, até a Reserva. “O cabo é uma novidade no Estado, e constitui a melhor alternativa para a conclusão da obra muito esperada pela população ribeirinha, e que hoje comemora essa conquista”, disse Raimundo Aguinaldo que coordenou o trabalho realizado durante seis meses por 20 profissionais da Eletrobras Distribuição de Rondônia sob a coordenação da Eletrobras Eletronorte.
 
 “A partir de agora a comunidade do Lago do Cuniã passou a ter outro estilo de vida, com mais perspectiva. A energia que o local passou a receber é considerada uma das mais seguras e com mais qualidade”, disse Antônio Vilela, coordenador do Programa Luz Para Todos, da Eletrobras Eletronorte Rondônia. 
 
Nas margens do Lago moram cerca de 400 pessoas que ainda estão em fase de adaptação da grande novidade. ?Estamos nos adaptando com a energia elétrica, pois aqui pouca gente tinha condições de manter um gerador, que custava em torno de R$ 300 por mês de combustível.            Hoje, graças a Deus todos os moradores foram beneficiados com a energia que já trouxe benefícios, como geração de seis empregos para pais de famílias e com certeza outros surgirão?, relatou o presidente da Associação dos Moradores, Gilberto Pereira.
 
O local é também conhecido por concentrar muitos jacarés. Com a energia gerada no Lago, os moradores agora poderão colocar em prática um dos projetos sonhados pela comunidade, a comercialização de carne e couro de jacaré. Para isso já está sendo instalado um abatedouro que será utilizado especificamente para esse projeto.
 
A festa em comemoração a chegada da energia foi encerrada com o primeiro Baile Iluminado do Lago Cuniã e contou com a participação de convidados e moradores ribeirinhos de toda a região.
 
Sobre o cabo subaquático
 
O cabo é uma novidade na região norte e é feito de material de alta tecnologia a partir de cobre estanhado e blindado e pode ser instalado em locais com até 30 metros de profundidade e tem duração de três décadas. O cabo estendido em Cuniã recebe energia da rede de São Carlos que é energizada por uma usina termoelétrica contratada pela Eletrobras Distribuição de Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS