O município de Vilhena foi o primeiro do Cone Sul de Rondônia a formar a sua Comissão Selo Unicef Município Aprovado 2009 a 2012. Uma reunião na manhã desta quarta-feira, 09, na Câmara de Vereadores de Vilhena marcou a instalação da Comissão, com a presença de mais de 250 pessoas e dezenas de representantes de segmentos sociais.
A iniciativa é da prefeitura de Vilhena, através do prefeito Zé Rover (PP) que em abril deste ano assinou a adesão ao Selo Unicef. Gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o Selo Unicef tem como meta reconhecer o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Vilhena e a Comissão, de caráter operacional, vai planejar, executar e acompanhar as ações previstas na metodologia do Selo.
Entre as diretrizes da Comissão está o acompanhamento dos relatórios sobre da Saúde Pública, atendimento às crianças e adolescentes nos programas sociais, saúde da mulher, saneamento básico, coleta de lixo, qualidade da água consumida pelo vilhenense, evasão escolar, mortalidade infantil e outros.
O encontro de formação da Comissão foi aberta pela primeira dama e secretária da Semas, Lizangela Rover. Em seu pronunciamento, Lizangela, em nome do prefeito, enfatizou a importância dos trabalhos que serão desenvolvidos pelos membros da Comissão. “Adquirir o Selo Unicef é o alvo da administração Rover, para isso estamos trabalhando desde quando assumimos, direcionando todos os programas sociais como prioridades, ampliando e inovando as ações sociais às crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, gestantes em estado de vulnerabilidade social. Essa é uma determinação do prefeito que a Semas vem cumprindo”, afirmou.
A articuladora do Selo Uncife, Geiza Maria Vivam, apresentou, as diretrizes do programa esclarecendo e conscientizando à comunidade e aos representantes de segmentos sociais sobre a aplicação e os procedimentos para que Vilhena consiga o IDH.
No final da reunião, a Comissão foi formada com representantes da Semas, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar, órgãos da prefeitura, lideranças adolescentes, comunicadores e de organizações da sociedade civil.