SEJUS é destaque em Seminário Internacional em Brasília

Durante o Seminário Internacional, Educação em Prisões: Convergências e Perspectivas, que está acontecendo em Brasília nesta semana, o secretário adjunto da SEJUS, João Bosco Costa, se destacou no painel Educação em Prisões desenvolvido pelo palestrante p

SEJUS é destaque em Seminário Internacional em Brasília

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante o Seminário Internacional, Educação em Prisões: Convergências e Perspectivas, que está acontecendo em Brasília nesta semana, o secretário adjunto da SEJUS, João Bosco Costa, se destacou no painel Educação em Prisões desenvolvido pelo palestrante professor Mario Miranda Neto, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas na Prisão, NIEP.
Fazendo uma boa parceria com o secretário adjunto da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, Ipurinan  Calixto Nery, João Bosco colocou a experiência de Rondônia, que tem avançado na área de educação e foi além, mostrando as perspectivas de futuro: “Como já foi colocado aqui pelo secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, André Lázaro, é preciso trabalhar a questão da educação formal, priorizando os apenados do regime fechado e a parte referente a capacitação profissional ser enfatizada no semi-aberto e no aberto, pois são eles que estarão enfrentando o desafio de retornar a sociedade e precisam ter condições para exercer sua cidadania plena”, enfatizou Bosco.
O professor Mario Miranda Neto está à frente de uma experiência inovadora de produção de conhecimento científico pelos próprios apenados, desenvolvida pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas na Prisão, NIEP.  O projeto intitulado “Cerrando saberes, serrando as grades do saber” tem chamado a atenção do Governo do Estado do Rio, que vem reconhecendo e dando respaldo ao trabalho. “Por meio da Secretaria de Administração Penitenciária, o governo passou a aceitar que nosso estudo sirva como forma de redução de pena para aqueles que cumprirem seu trabalho de forma adequada", afirma o sociólogo Mário Miranda Neto
O Seminário está tendo um alto nível, com a participação de nomes nacionais e internacionais que estão trazendo experiências da Educação em prisões da Argentina, Peru, Paraguai, Costa Rica e até da França, onde a Coordenadora de Programas com a América Latina do Centro Internacional de Estudos Pedagógicos, Marie-Noële Rodriguez falou da cooperação internacional composta por 11 países denominada “Eurosocial” que desenvolve programas inovadores que são uma temática muito atual hoje na França. Ela citou uma experiência na Córsega onde os próprios apenados têm a chave dos quartos onde habitam e desenvolvem um intenso trabalho de agricultura.
O Grupo liderado pelo secretário adjunto da SEJUS de Rondônia, João Bosco, está composto pelo diretor-administrativo do Urso Branco, Jorge Gorayeb; o assessor de Imprensa, Alex Sakai; chefe do Núcleo do Ensino ao Apenado da SEJUS, Irlei Gonçalves; assessora do Gabinete do secretário da SEJUS , Samantha Jansen, assessor do Gabinete do Secretário-adjunto da SEJUS,  João José,  a assessora Educativa da Coordenadoria de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei, Tânia Guedes, além de integrantes da SEDUC.
“Todos estão aproveitando bastante os debates e os painéis apresentados e dessa troca de experiências podem surgir novas abordagens e novos programas para melhorar os programas de Educação em Prisões no Estado de Rondônia”, destacou Bosco. Como foi dito pela representante da argentina Stella Maris Pallini, “o símbolo dessa luta é o girassol. O girassol tem a capacidade de mudar de direção em sua jornada, assim como a educação e a cultura têm a capacidade de mudar a direção da vida de uma pessoa”, disse Stella Maris.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS