O Centro Estadual de Jovens e Adultos (CEEJA), Professora Aída Fíbiger de Oliveira, sediado no município de Cacoal, recebeu uma ampla reforma para atender a demanda de 2.700 alunos de Cacoal, Ministro Andreazza e Distrito do Riozinho que participam do curso modular. O Governo do Estado, por meio do Departamento de Obras e Serviços Públicos (DEOSP), investiu recursos na ordem de R$ 641.789,88 na obra.
O engenheiro elétrico da regional do DEOSP em Cacoal, Paulo Vinicius de Carvalho Ferreira Braga, esteve nesta segunda, 07 de junho, vistoriando a instalação elétrica, caixa de energia, o sistema de combate a incêndio e a central de alarme de incêndio da escola, confirmando a qualidade do serviço para vistoria técnica do Corpo de Bombeiros.
“Temos aqui uma escola completa, com serviços de qualidade, totalmente moderna e funcional como determina os padrões da lei vigente. O Deosp está empenhado, a cada dia, a entregar obras de qualidade para população de Rondônia, cumprindo a determinaçao do governador João Cahulla quanto a celeridade nas obras públicas ”, destacou o engenheiro.
De acordo com a diretora do Centro, Maria Helena Félix, o Governo do Estado, além de reformar toltalmente a unidade, contemplou a escola com novos equipamentos, como ar-condicionados, carteiras, armários para professores, escrivania e renovação de diversos equipamentos da Insittuição. Os equipamentos que pertenciam a Unidade foram doados às Escolas Estaduais Antônico Gonçalves Dias e Clodoaldo Nunes de Almeida.
CEEJA de Cacoal
A Escola é o local ideal para alunos que não podem participar de curso presencial. Com a metodologia do curso modular, onde o aluno faz seu próprio horário, os professores são exclusivos para cada aluno. De acordo com a direção da Escola, as incrições estão abertas durante todo o ano. A escola funciona das 07h30min as 22:00h ininterruptamente. São atendidos, diariamente, 110 alunos entre a faixa etária de 15 a 60 anos.
A aluna Maria José, 34 anos, mãe de dois filhos, é um exemplo de dedicação. Moradora da zona rural, linha 07, estudou até a 4ª série no ensino regular, posteriormente cursou o telensino até a 8ª série. Com a metodologia aplicada com curso modular, ela vem à cidade de 15 em 15 dias para fazer compra e aproveita para estudar. “Aqui no CEEJA, posso estudar, e ainda tenho o direito de escolher o horário compatível com a minha necessidade. Dessa forma, logo, logo vou concluir meus estudos”, destacou a aluna.
O CEEJA, situado na Avenida São Paulo, 2747, telefone: 3441-0906, funciona desde 1985. Atualmente, dispõe de uma equipe com 23 professores, 05 agentes administrativos e 15 profissionais na aréa de apoio e administração geral.