Pré-candidata Sônia Arrabal quer maior participação da mulher na política

A participação da mulher na política ainda e muito tímida, muito abaixo de outras atividades nas quais dividimos quase todo tipo de atribuição com os homens e diante desta realidade que a pré-candidata a deputada estadual pelo PT advogada Sônia Arrabal qu

Pré-candidata  Sônia Arrabal quer maior participação da mulher na política

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A participação da mulher na política ainda e muito tímida, muito abaixo de outras atividades nas quais dividimos quase todo tipo de atribuição com os homens e diante desta realidade que a pré-candidata a deputada estadual pelo PT advogada Sônia Arrabal que levantar esta bandeira de luta.
Para a militante Sônia Arrabal é discrepante realidade entre representação política das mulheres e de sua participação populacional: Hoje o sexo feminino representa mais de 51% da população brasileira, porém há apenas 8,97% de mulheres na Câmara Federal, 11,61% nas Assembléias Estaduais, 11,11% entre os governadores estaduais e 14,8% do Senado.
A pré-candidata petista exemplificou a Câmara municipal de Ouro Preto que tem apenas uma mulher (Rosaria Helena) como representante assim como na Assembléia Legislativa do Estado – ALE/RO dos 24 deputados apenas uma cadeira é ocupada por uma mulher a deputada Daniela Amorim o que implica em afirmar que é uma bancada machista. Outro desafio segundo Sônia mesmo com a instituição da cota de 30% para mulheres candidatas nos partidos não se garantiu na prática a efetiva participação feminina na vida político-partidária, As mulheres muitas vezes acabam sendo incluídas numa disputa para fazer ‘figurino” .
“Ainda precisamos combater este mito de que “política é coisa de homem” e a mulher acaba não valorizando o seu papel político. Porém é inegável constatarmos a grande participação de mulheres em instituições organizadas da sociedade civil como associação de bairros, entidades sociais e sindicatos (além das instituições religiosas). Podemos assim dizer, que as mulheres possuem uma participação na vida política intensa, mas ainda insignificante na vida política partidária”, disse a advogada e acrescentou.
“Esta inserção das mulheres nos diversos segmentos da sociedade civil são os espaços mais indicativos para consolidarmos uma consciência, a cada dia, de que a organização e intervenção das mulheres na política partidária é caminho fundamental para novas conquistas”, concluiu a pré-candidata a deputada estadual pelo PT Sônia Arrabal que no último fim de semana participou de um encontro do partido em Porto Velho e teve o seu nome pré- aprovado para a convenção estadual marcada para o dia 30/06.
 
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS