Inaugurado ponto de cultura Hurukunê-wao em Guajará Mirim

Inaugurado ponto de cultura Hurukunê-wao em Guajará Mirim

Inaugurado ponto de cultura Hurukunê-wao em Guajará Mirim

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O ponto de cultura Hurukunê-wao irá funcionar em uma sala cedida pela secretaria municipal de educação na Escola Municipal Irmã Hilda em Guajará-Mirim. Participaram da inauguração o coordenador geral da Associação de defesa Etnoambiental Kanindé Israel Vale, o gerente da FUNAI em Guajará-Mirim Joel Oro Nao, a gerente de cultura da Secretaria de cultura do Estado Bebel Silva, o coordenador do projeto ponto de cultura José Monteiro, o prefeito de Guajará-Mirim Atalíbio Pegorini, a secretária de educação do município de Guajará-Mirim Aldeniza Souza Martins entre outras autoridades.
 
O ponto de cultura é um projeto do Ministério da Cultura em parceria com o Governo de Rondônia, através da SECEL. O projeto tem a duração de 3 anos. Começou no ano passado com a compra dos equipamentos que serão utilizados nas oficinas de capacitação de jovens indígenas na área de cultura digital. As oficinas começam imediatamente após a inauguração e vão atender 15 jovens indígenas indicados pela FUNAI e cinco jovens da comunidade.
 
“A decisão foi tomada pelo conselho gestor do projeto para abrir para a comunidade”, ressaltou o coordenador geral da Kanindé Israel Vale.
 
Além de ter acesso a cultura digital, os jovens indígenas vão aprender a manusear equipamentos de áudio, foto e vídeo para a produção de um CD com cânticos indigenas e um DVD sobre a produção de artesanato indígena feito com Tucumã. A gerente de cultura da SECEL Bebel Silva, elogiou o projeto dizendo que “a Kanindé conseguiu reunir em um único projeto as áreas ambiental, cultural, social, educacional e econômica a partir do momento em que dá
sustentabilidade ao projeto do ponto de cultura”. Depois do primeiro módulo sobre cultura digital, aprendendo a usar softwares livres os alunos partem para o aprendizado sobre o manuseio de equipamentos multimídia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS