Fundação Vida Nova é exemplo de recuperação de dependentes químicos em Cacoal

Fundação Vida Nova é exemplo de recuperação de dependentes químicos em Cacoal

Fundação Vida Nova é exemplo de recuperação de dependentes químicos em Cacoal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O alto índice de crianças, jovens e adolescentes que se envolvem com o uso de drogas e bebida alcoólica preocupa autoridades em Cacoal. O polêmico assunto foi discutido no feriado desta quinta-feira, dia 03, no centro de recuperação de dependentes químicos, Fundação Vida Nova (FVN). O encontro foi promovido pela direção da instituição.
 
A reunião contou com a presença do prefeito Franco Vialetto,e de sua vice Raquel Carvalho.Os vereadores Toninho Masioli, Toninho da Emater, Penha Simão, Euzébio Brizon, secretário municipal de transportes e trânsito, Gerson Antônio Sapper e de Agricultura Vilmar Kemper. O psicólogo e colaborador da instituição Wilson Plaster, acompanhado por uma equipe de estagiários em psicologia também participaram do evento.
 
De acordo com o diretor da instituição, Pr. Zequiel Verneck, o encontro foi realizado com o objetivo de chamar a atenção das autoridades para o problema e apresentar à sociedade, o trabalho que a FVN realiza e as necessidades da instituição em ampliar sua rede de atendimento. “Muitas famílias tem nos procurado para buscar auxílio, mas por falta de recursos, não temos condições de atender a demanda”.
 
O prefeito Padre Franco Vialetto parabenizou à direção pelo trabalho desenvolvido e destacou a importância da Fundação para a sociedade. “A droga é a grande destruição dos nossos jovens e adolescentes, por isso quero reafirmar o meu apoio à Fundação Vida Nova”, afirmou.
 
A vereadora Penha Simão ressaltou a importância da criação de um Centro de Atendimento Psicossocial para Dependentes de Álcoól e Drogas (CAPS-AD). Segundo Penha, o projeto foi apresentado à Secretaria Municipal de Saúde em 2007 e está sendo reformulado para a implantação.
 
Fundação Vida Nova
 
A Fundação Vida Nova foi criada em 1988, quando autoridades judiciais não sabiam o que fazer com a reincidência de menores infratores, em virtude da dependência Química. Alguns deles chegavam a ser presos 12 vezes por ano. Foi quando a juíza Nair Minhone procurou a Dra. Raquel para juntas buscarem uma solução. Comovida com situação, Raquel articulou a formação de um grupo que visitava o presídio a fim de ouvir, conversar e aconselhar os adolescentes. Um ano depois a Fundação Vida Nova foi de fato instituída. Atualmente atende a 12 internos, sendo adolescentes, jovens e adultos. Eles recebem apoio psicológico, terapia ocupacional e restituição da vida social com programas esportivos. A Fundação tem um convênio de dois mil reais por mês e necessita de 12 mil para seu funcionamento. A maioria das despesas é paga por voluntários.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS