O Prêmio Técnico Empreendedor foi lançado em Rondônia nos dias 17, 18 e 19 de maio em parceria do Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Colorado do Oeste, Ji-Paraná e Ariquemes.
O prêmio é uma realização do MEC (Ministério da Educação), através da Secretaria Profissional e Tecnológica; do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Sebrae e Banco do Brasil e visa estimular, reconhecer, premiar e divulgar as atividades de empreendedorismo e cooperativismo desenvolvidas pelos alunos dos cursos técnicos das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica.
Essas práticas empreendedoras e cooperativistas se caracterizam como soluções técnicas e tecnológicas com possibilidade de se transformar em “negócio” executável pelos alunos, apresentadas em um Projeto, sob a orientação de um professor e que comprovadamente contribuam com o processo de desenvolvimento socioeconômico de suas comunidades.
Os projetos deverão ser caracterizados como negócios viáveis econômica e socialmente, propondo soluções técnicas nas atividades de comércio, indústria, serviços e na gestão de negócio, passíveis de serem executados pelos alunos.
Para participar basta estar matriculado nos cursos das instituições públicas de educação profissional. As equipes serão compostas por 2 a 3 alunos e 1 professor-orientador para cada equipe; Um aluno pode participar com mais de um projeto e 1 professor-orientador poderá orientar mais de um projeto; As equipes deverão identificar a Categoria e o Tema na Ficha de Inscrição do Edital (anexo I) do Prêmio Técnico Empreendedor enviado às escolas.
Categoria: Técnico e Tecnólogo
Temas:
- Livre: Projetos com ações voltadas para o desenvolvimento sócio econômico local.
- Inclusão Social: Projetos voltados para pessoas, grupos ou comunidades específicas, arranjos produtivos locais ou minorias, objetivando sua inserção social, profissional ou econômica, gerando trabalho ou renda.
- Cooperativismo: Projetos inovadores que proporcionem sua viabilização por meio de cooperativas, ou que atendam suas reais necessidades, e que visem a organização, a gestão, a expansão e o fortalecimento de cooperativas já existentes e do cooperativismo geral.
Inscrições e entrega de projetos: de 17 de maio a 31 de agosto de 2010