Idaron certifica propriedades como áreas livres de tuberculose e brucelose

Idaron certifica propriedades como áreas livres de tuberculose e brucelose

Idaron certifica propriedades como áreas livres de tuberculose e brucelose

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã desta quarta-feira (02), a Idaron entregou os certificados para duas propriedades livres de tuberculose e brucelose em Rondônia, as primeiras da região Norte do país. As duas áreas são Campos Experimentais pertencentes à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A primeira está em Porto Velho e a outra em Presidente Médici. O evento aconteceu no auditório da Embrapa, na capital do Estado.
 
Segundo informações do Programa Estadual de Erradicação da Brucelose e Tuberculose da Idaron (PECBT), o processo de certificação segue um rigoroso padrão instituído em 2001 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “São necessárias três baterias de exames em todos os animais do rebanho e os resultados precisam sempre ser negativos para as duas doenças. Apenas um resultado positivo exige que todo o processo seja reiniciado”, disse Fabiano Benitez, coordenador do PECBT.
 
Já o presidente da Idaron, Ari Alves, espera que a certificação possa dar um novo rumo à pecuária de Rondônia. “Apesar das propriedades serem pertencentes à Embrapa, acredito que esta certificação possa estimular os pecuaristas a investirem mais na proteção dos bubalinos e bovinos rondonienses. Prova disso, é que recebemos recentemente, uma carga de mais de 500 mil novas vacinas de combate contra a brucelose”, destacou ele.
 
Para a médica veterinária e pesquisadora da Embrapa Rondônia, Luciana Gatto Brito, uma propriedade livre de brucelose e de tuberculose é benéfica para todos. “Se não houver indícios destas doenças, temos a garantia de que todos os produtos oriundos do rebanho são de origem confiável. Causadas por bactérias, a brucelose e a tuberculose podem ser transmitidas aos seres humanos pelo leite”, afirmou.
Estiveram presentes na solenidade de entrega dos certificados o superintendente Federal da Agricultura, Sidney Liberatti, do chefe-geral da Embrapa Rondônia, César Teixeira, do presidente da Idaron, Ari Alves, além de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) e do Fundo de Apoio a Defesa Sanitária Animal do Estado de Rondônia (FEFA).
 
Trabalho
 
Os exames tiveram início em dezembro de 2008, quando todos os animais do Campo Experimental da Embrapa de Porto Velho e Presidente Médici foram examinados. Foram feitas coletas de amostras de sangue para o diagnóstico da brucelose e aplicados antígenos para identificar a presença da bactéria causadora da tuberculose.
Os mesmos exames foram repetidos quatro meses depois. A terceira e última bateria de exames aconteceu em novembro do ano passado, quando amostras de sangue foram encaminhadas para um laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que fez a verificação final da saúde dos animais do rebanho. O resultado final dos exames foi negativo para as duas doenças. Os certificados são a prova de que os rebanhos estão livres da tuberculose e a brucelose.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS