O auditório do Senac ficou pequeno para comportar empresários e contadores da Capital que atenderam o convite da Secretaria Estadual de Finanças (SEFIN) para uma reunião conjunta entre as classes, realizada nesta segunda-feira (31/05), em Porto Velho.
O mesmo evento ocorreu em Ji-Paraná e Vilhena na segunda quinzena de maio. Segundo o titular da pasta de Finanças, José Genaro de Andrade, essa é a primeira vez em sete anos que a Secretaria se reúne com empresários e contadores de Rondônia para um bate-papo para tratar de assuntos referentes à arrecadação, tributação e fiscalização e isso inclui o Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Estadual (REFAZ V), a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Sped Fiscal, Área de Livre Comércio entre outros assuntos. “Não é sempre que temos uma oportunidade dessas de conversar com a classe empresarial, ouvir as dificuldades de cada setor e saber o que está acontecendo e dessa forma podermos facilitar o trabalho, principalmente de contadores”, destacou o secretário.
O coordenador da Receita Estadual (CRE), Ciro Muneo Funada, e os gerentes de Arrecadação (GEAR), Robson Luís Silva, de Tributação (GETRI), Daniel Antônio de Castro, e de Fiscalização, Adailton da Silva Lima fizeram explanação de cada setor para informar e alertar os contribuintes quanto a alterações e mudanças na legislação tributária.
Genaro falou sobre incentivo fiscal para empresas que já se instalaram e as que pretendem se instalar em Rondônia, mas deixou claro que o Governo do Estado busca proteger as empresas do Estado.
Outro detalhe destacado pelo secretário foi sobre a omissão de notas fiscais. Muitas empresas já receberam a notificação e até agora não efetuaram a devida regularização. “As empresas não foram sensíveis e vamos ter que se organizar. Já temos as informações das omissões, porque 60% das operações internas de circulação de mercadorias constam na Nota Fiscal Eletrônica. A pressão é muito grande e, com isso, 40% desse tipo de operação fica sujeita a autos de infração. Queremos a conscientização de quem tem chance de se regularizar”, finalizou.
A classe empresarial pode ter acesso a muitas informações através do site da SEFIN, www.sefin.ro.gov.br, no Portal do Contribuinte. As dúvidas podem ser enviadas por e-mails para o correio eletrônico da Secretaria de Finanças: autoatende@sefin.ro.gov.br, que serão respondidas de imediato.
Além de empresários e contadores, participaram da reunião os representantes da Fecomércio, da Associação Comercial de Rondônia, do Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de Rondônia (Singaro), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Pool de empresas.