Os prefeitos dos pólos onde já estão sendo realizadas as oficinas de trabalho saíram satisfeitos e tecendo elogios ao presidente do Tribunal de Contas de Estado, pela postura visionária e preventiva com as prefeituras. A afirmação foi feita pelo presidente da Associação Rondoniense de Municípios, prefeito Laerte Gomes, de Alvorada do Oeste, durante inauguração da Secretaria Regional do TCE em Vilhena, nesta quinta (27). Ele está acompanhado os trabalhos do Tribunal pelo interior.
Laerte falou da importância da capacitação dos servidores, agentes públicos e prefeitos de todo o estado de Rondônia. “Essa ação do TCE é fundamental porque promove uma reciclagem nas administrações municipais. O municipalismo de Rondônia se fortalece cada vez mais, com eventos dessa natureza, onde todos os conselheiros se deslocam da capital para capacitar os servidores”, disse o prefeito, lembrando que todos os cursos são oferecidos sem ônus para as os municípios.
O presidente da AROM enalteceu o trabalho do presidente do TCE, José Gomes de Mello. Para Laerte, a forma em que o conselheiro pauta os trabalhos de interiorização das ações da Corte é uma atitude de coragem e merece o devido reconhecimento. “Temos relatos de prefeitos que, no passado, tinham medo de entrar no Tribunal, mas hoje a situação melhorou e os gestores já podem contar com a presença dos conselheiros em seus municípios”.
Interiorização
Tanto os prefeitos, quanto o Tribunal de Contas sabem que o segredo da boa gestão é ter excelência no quadro técnico de pessoal da administração. Pensando nisso, a AROM solicitou junto ao TCE cursos que viessem corrigir erros administrativos, para melhor gerir os recursos públicos e impedir conflitos dos prefeitos com a Lei. “Atendendo nosso pleito, o Tribunal realiza em cinco municípios pólo, o VII Encontro Municipal de Atualização Administrativa para todos os municípios de Rondônia”, resumiu Laerte Gomes.
Ainda falando do processo de regionalização do Tribunal de Contas, o presidente da AROM declarou que a inauguração da Secretaria Regional do TCE em Vilhena é um divisor de águas. Na avaliação do prefeito, a data de hoje marca uma nova forma de atuação do Tribunal de Contas com os municípios, por haver uma importante e produtiva proximidade, onde a principal beneficiária é a sociedade, que espera das prefeituras uma melhor utilização das verbas públicas.