Projeto de Recuperação de Mata Ciliar é articulado em Espigão do Oeste

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), por intermédio do Programa de Recuperação de Mata Ciliar (PRMC), em parceria com o Ministério Público do Município de Espigão do Oeste, representado pelo promotor de Justiça Glauco Maldonado Mar

Projeto de Recuperação de Mata Ciliar é articulado em Espigão do Oeste

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), por intermédio do Programa de Recuperação de Mata Ciliar (PRMC), em parceria com o Ministério Público do Município de Espigão do Oeste, representado pelo promotor de Justiça Glauco Maldonado Martins, preocupada com a notória problemática que assola o Rio Palmeira, participou de reuniões com diversos órgãos para elaboração do Projeto de Recuperação da Mata Ciliar do Rio Palmeiras, principal abastecedor de água do município.
De acordo com informações, o Igarapé Palmeira foi definido como área de atuação do projeto, por se tratar do ponto de captação de água da Caerd, foi elaborada a Matriz Interinstitucional que define a competência e a atribuição de cada instituição envolvida na execução do projeto de Recuperação da Mata Ciliar. Os técnicos do PRMC realizaram o levantamento com GPS dos pontos de alagação dos cursos da água da área prioritária da primeira fase de execução do projeto, onde posteriormente será feito o cercamento. Também foi realizada pesquisa e coleta das essências que ocorrem nas margens dos rios, bem como levantamento da quantidade dos proprietários rurais residentes na localidade.
Segundo o engenheiro Florestal do PRMC Sebastião Freitas, foi realizado o estudo de campo sobre todos os impactos negativos ocasionados no Rio Palmeiras e seus afluentes. Ressaltou ainda que isso só foi possível através do levantamento de dados feitos pelos técnicos e análises de que as medidas de recuperação e preservação  de toda extensão do rio até a nascente é de caráter emergencial.
A próxima etapa será a consolidação dos dados e apresentação ao Ministério Público  na reunião que ocorrerá no dia 22 de junho , na Promotoria de Justiça de Espigão do Oeste.
Participaram da execução das atividades de campo os técnicos da SEDAM Sebastião Freitas e José Carlos Costa de Carvalho, do Batalhão de Policia Ambiental, o major Lauri Elói Beutler, sargento Ailmo Santana de Lima, PM Lupércio Altino Ricci, os cabos Francisco de Assis Chagas Ribeiro e Pedro Ferreira da Silva, dos representantes da EMATER, Erick Silva Nogueira e Humberto Conde Peres de Espigão do Oeste, Carlos Antônio Costa da SEMAM de Espigão do Oeste e Júlio César Sebastiani Kunz do CPRM.
A Sedam contou com o apoio para elaboração do Projeto de Recuperação do Rio Palmeiras do SIPAM, UNIR, CAERD, INCRA, IDARON, IBAMA, EMBRAPA, TCU, FACIMED, Policia Militar, ONG SOS Verde Amazônia, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Frigorífico Globo Aves, Instituição Vida e Luz.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS