Exército Brasileiro é tema de palestra na FIMCA

Exército Brasileiro é tema de palestra na FIMCA

Exército Brasileiro é tema de palestra na FIMCA

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Cel. Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, Chefe do Estado-Maior da 17ª Brigada de Infantaria de Selva de Porto Velho/RO, proferir uma palestra sobre a atuação daquela unidade militar aos acadêmicos do Curso de Administração da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho.
 
O objetivo do evento, segundo o Prof. Adm. José Pereira Jaques, autor do convite ao coronel, foi proporcionar aos alunos mais informações sobre as ações e objetivos das Forças Armadas, em especial o Exército Brasileiro.
 
Proferida no auditório da FIMCA, com o apoio do coordenador do Curso de Administração, Prof. Adm. Emannoel Silveira, a palestra foi realizada na noite desta quinta-feira (20), e contou com a presença do Maj. Walber, Chefe de Comunicação Social da 17ª Bda Inf Sla.
 
O Exército Brasileiro e sua missão
 
Inicialmente, o palestrante falou do Exército Brasileiro como uma Força Armada Terrestre que pauta sua presença, atuação e objetividade segundo os ditames constitucionais; que é uma Instituição com 362 anos de existência e possui uma tropa de homens e mulheres altamente treinada e especializada, marcando presença em todo o território nacional; que começou a exercer Missões de Paz em 1947 e daí em diante não parou mais, estando atualmente com oficiais trabalhando nos 5 continentes em missões de paz, de estudos, de negociação, de obras de engenharia, de acompanhamento de autoridades brasileiras e de participação em eventos do Governo Brasileiro com governos estrangeiros, dentre outras.
 
Em seguida, o Cel. Costa Neves abordou as questões que podem e são resolvidas pelo Exército, focando, de maneira bastante didática, a parte estratégica e operacional, explicando que aquela Força Armada atua tanto na defesa das fronteiras como na parte social, realizando operações de saúde (apoio à vacinação anti-rábica, combate a dengue, clínica médica geral e odontológica, etc), de desenvolvimento e progresso nacional (abertura, encascalhamento e pavimentação de rodovias, construção de pontes e outras obras de engenharia), de combate a violência e restabelecimento da paz social (como em anos anteriores nos morros do Rio de Janeiro e na atual Missão de Paz no Haiti).
 
Sempre aberto às perguntas da platéia, o palestrante afirmou que a Constituição Federal de 1988 não permite que as Forças Armadas participem de guerras de conquista, sozinho ou aliado a outras nações, o que o Exército Brasileiro cumpre fielmente, até porque o seu papel principal é o de Pacificador.
 
A 17ª Brigada de Infantaria de Selva
 
Ao falar sobre a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, cujo nome de batismo é Brigada Forte Principe da Beira, o palestrante informou que ela foi instalada em 1935 em Porto Velho/RO e que hoje, após todo um processo de crescimento e desenvolvimento de suas ações e competências, é comandada por um General de Exército, abrangendo uma grande parte do território norte do país. Disse que a Brigada sempre procura atender à população da nossa região com operações de saúde com oficiais médicos e odontologos próprios do seu quadro de pessoal militar, bem como outras vezes apoiando trabalhos de outros órgãos públicos federais, estaduais e até municipais.
 
O palestrante enfatizou que o Exército há muito tempo vem estudando e aplicando os princípios da Liderança como o melhor e mais eficaz meio de direção, acompanhamento e controle de pessoas e processos, lembrando aos alunos de Administração sobre os benefícios que o Líder proporciona a si mesmo e aos Liderados.
 
Respondendo constantemente às perguntas dos alunos sobre os mais variados aspectos do Exercito e da Brigada na qual ocupa um cargo do Alto Oficialato, bem como amparado por slides e vídeos institucionais, o Cel. Costa Neves finalizou a palestra, ressaltando que o lema "Braço Forte, Mão Amiga" compreende todo um conjunto de ações, atitudes, operações, planos e decisões do Exército Brasileiro, personificado pela Brigada Forte Príncipe da Beira, que engloba tanto a defesa do País como os trabalhos militares destinados à população civil.
 
Agradecimento
 

No encerramento, por volta das 21:30 horas, fez uso da palavra o Prof. José Pereira Jaques, que agradeceu, em nome da FIMCA e da Coordenação de Administração, a presença do palestrante e comitiva, enfatizando a importância de um evento como aquele, destinado aos alunos do ensino superior, o qual muito contribuiu para a aquisição de informações e desfazimento de possíveis equivocos sobre a atuação de uma Instituição tão sólida como o Exército Brasileiro.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS